Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2003 - 08h26

Diários virtuais se popularizam na internet

da Folha de S.Paulo

Conhecidos como weblogs (abreviadamente, blogs), os diários virtuais são um fenômeno em expansão na internet. Enquanto em março de 2002 os números do Ibope mostravam apenas um serviço de diários virtuais entre as ferramentas de publicação on-line mais acessadas pelos internautas (o Weblogger, em 14º lugar, com 73 mil visitantes).

Em janeiro deste ano um provedor de blogs já era o terceiro mais visitado da lista --o Blogger Brasil, com 487 mil visitantes.

Esse interesse se deve à facilidade de uso: com poucos cliques, qualquer internauta pode criar seu próprio diário virtual, mesmo que não tenha conhecimentos de programação.

A manutenção também é tranquila _como o sistema organiza automaticamente as mensagens (posts) do usuário, é bem mais fácil acrescentar textos a um blog do que a um site tradicional. Além disso, é possível criar diários coletivos, mantidos por vários usuários.

Se essa simplicidade às vezes resulta em blogs cheios de divagações pitorescas (veja uma lista com 50 deles na página ao lado), não elimina sua relevância como instrumento para quem tem --ou acredita ter-- algo a dizer.

Existem vários serviços gratuitos que permitem criar diários virtuais, mas o mais atraente é o Blogger Brasil (blogger.globo.com): além de apresentar uma interface abrangente e bem organizada, ele oferece uma ótima coleção de modelos visuais (templates) e insere um quadro publicitário (banner) bastante discreto nos diários virtuais.

O cadastro no Blogger é um problema. Além de ser xereta (pergunta até o endereço físico do usuário), ele exige que os nomes de acesso sejam seguidos por quatro números --não é possível criar uma conta chamada joaomelao, por exemplo (tem de ser joaomelao0101, por exemplo).

A outra fraqueza do serviço --inexistência de um campo para que os visitantes dos diários virtuais deixem seus comentários-- pode ser contornada por meio de ajustes simples.

A exemplo dos outros serviços do gênero, o Blogger cria páginas no formato HTML (linguagem de programação usada na internet), o que o torna compatível com recursos tradicionalmente usados em sites pessoais.

Acrescentá-los a um diário virtual é simples, mas exige alguma atenção, pois envolve editar manualmente o código HTML (sem cometer erros). Depois de treinar ativando os acessórios descritos no quadro ao lado, uma boa pedida é colocar um contador de visitantes no seu blog.

Para fazer isso, acesse o site eXTReMe Tracking (www.extreme-dm.com/tracking/), preencha o formulário apresentado e aguarde o e-mail de confirmação que será enviado. Ele trará instruções e um código HTML para você colar no código do seu diário (escolha a opção Outside any table).

Atenção: escolha o template do seu blog antes de mexer no código HTML. Sempre que o template é trocado, todas as mudanças feitas no código são perdidas.

Se você quer um contador, mas não tem paciência para editar código, experimente criar seu diário no Weblogger (weblogger.terra.com.br), que insere um anúncio grande nos blogs, mas já traz contador e sistema de comentários para visitantes.

Outra opção é o Blig (blig.ig.com.br), que impõe uma barra de anúncios enorme, mas diz permitir atualização de diários via celular.

Para assinantes do provedor BR Turbo, o serviço mais interessante é o The Blog (www.theblog.com.br), que também decepciona no visual, mas apresenta estatísticas de visitação detalhadas e permite que o dono de um blog publique vídeos ou conecte sua webcam (câmera de internet) para que os visitantes o vejam enquanto ele atualiza o diário.

Em tempo: todos os diários permitem mostrar vídeos. Basta que, ao acessar um vídeo, os usuários façam o download do arquivo (clicando com o botão direito do mouse e selecionando Salvar como) para seus PCs --a exibição direta a partir do blog geralmente não funciona.

Leia mais
  • Confira seleção com 50 blogs brasileiros
  • Muitos ainda vêem blogs com ceticismo
  • Usuários aprovam simplicidade nos blogs
  • Veja passo a passo como criar seu blog
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página