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03/11/2004
-
17h10
da Folha Online
A operadora de telefonia Brasil Telecom estaria bloqueando o acesso de seus usuários de banda larga ao Skype, sistema gratuito de telefonia pela internet. A informação está em um fórum da página do programa da internet, em que usuários brasileiros discutem o problema com a equipe de suporte do Skype.
No fórum, diversos usuários reclamam de não conseguir conectar-se à rede do programa. Isso porque a operadora estaria usando um roteamento "com defeito" ou "bloqueando" o acesso aos servidores do programa.
O Skype elimina a necessidade de o internauta usar o telefone. Basta ter uma conexão à internet para conversar à vontade, sem ter gastos extras com pulsos. Fora o serviço SkypeOut, que permite realizar ligações para telefones convencionais de qualquer lugar do planeta por preços que chegam a 0,017 euros (cerca de R$ 0,06) por minuto.
Um usuário do fórum que se identifica como "nighty0" explica que quando executa o comando TRACERT --que mapeia a rota da informação entre o computador do internauta e um site-- para um dos servidores do Skype (http://beta1.skype.net), os pacotes de dados entram em um "loop" contínuo dentro dos computadores da Brasil Telecom.
Outro usuário, identificado como "gustavocreis", cita a resposta de um supervisor da operadora --a reclamação seria a única até o momento; a conexão da Brasil Telecom para o servidor do Skype teria sido bloqueada pelo próprio serviço, pelo provedor de internet ou em algum lugar; e não haveria nada que a operadora pudesse fazer para resolver o problema.
Logo em seguida, o próprio suporte do Skype posta uma mensagem em que contesta a suposta versão da Brasil Telecom: "É difícil de dizer estando fora da situação, mas se as rotas traçadas (...) estão corretas, então o representante da BT [Brasil Telecom] claramente não disse a verdade".
Outro lado
Procurada pela Folha Online, a operadora alega que a informação não procede.
"Não recebemos nenhuma reclamação, nem registramos nenhum problema. Soubemos [do assunto] por vocês", informou a assessoria de comunicação da Brasil Telecom. A empresa diz também que não pratica nenhuma espécie de bloqueio a endereços da internet.
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A operadora de telefonia Brasil Telecom estaria bloqueando o acesso de seus usuários de banda larga ao Skype, sistema gratuito de telefonia pela internet. A informação está em um fórum da página do programa da internet, em que usuários brasileiros discutem o problema com a equipe de suporte do Skype.
No fórum, diversos usuários reclamam de não conseguir conectar-se à rede do programa. Isso porque a operadora estaria usando um roteamento "com defeito" ou "bloqueando" o acesso aos servidores do programa.
O Skype elimina a necessidade de o internauta usar o telefone. Basta ter uma conexão à internet para conversar à vontade, sem ter gastos extras com pulsos. Fora o serviço SkypeOut, que permite realizar ligações para telefones convencionais de qualquer lugar do planeta por preços que chegam a 0,017 euros (cerca de R$ 0,06) por minuto.
Um usuário do fórum que se identifica como "nighty0" explica que quando executa o comando TRACERT --que mapeia a rota da informação entre o computador do internauta e um site-- para um dos servidores do Skype (http://beta1.skype.net), os pacotes de dados entram em um "loop" contínuo dentro dos computadores da Brasil Telecom.
Outro usuário, identificado como "gustavocreis", cita a resposta de um supervisor da operadora --a reclamação seria a única até o momento; a conexão da Brasil Telecom para o servidor do Skype teria sido bloqueada pelo próprio serviço, pelo provedor de internet ou em algum lugar; e não haveria nada que a operadora pudesse fazer para resolver o problema.
Logo em seguida, o próprio suporte do Skype posta uma mensagem em que contesta a suposta versão da Brasil Telecom: "É difícil de dizer estando fora da situação, mas se as rotas traçadas (...) estão corretas, então o representante da BT [Brasil Telecom] claramente não disse a verdade".
Outro lado
Procurada pela Folha Online, a operadora alega que a informação não procede.
"Não recebemos nenhuma reclamação, nem registramos nenhum problema. Soubemos [do assunto] por vocês", informou a assessoria de comunicação da Brasil Telecom. A empresa diz também que não pratica nenhuma espécie de bloqueio a endereços da internet.
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