Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2004 - 14h51

Extensões incrementam o navegador Firefox

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O Firefox pode ser incrementado com extensões --acessórios que acrescentam funções úteis ao programa. Para instalar extensões, basta visitar um site que as ofereça (o repositório oficial é o update.mozilla.org/extensions) e clicar no link desejado. Após a instalação, geralmente é necessário reiniciar o navegador.

Uma das melhores extensões é a Disable Targets for Downloads, que desempenha um papel tão prosaico quando relevante: impede que, quando você fizer o download de algum arquivo, uma janela do Firefox seja aberta só para esse fim (o processo passa a acontecer como no Internet Explorer, ou seja, apenas o gerenciador de downloads será exibido). Outro acessório útil é o Adblock, que barra anúncios contidos em sites --isso acelera a navegação de quem se conecta à rede via modem comum (56 Kbps).

Quando essa extensão é instalada, o navegador exibe abas com a palavra Adblock sobre alguns gráficos das páginas acessadas. Essa indicação significa que os anúncios em questão podem ser barrados (basta clicar na aba e apertar OK). O acessório também veta animações do tipo Flash, que congestionam a navegação e raramente têm utilidade.

Para elevar a eficiência do Adblock, use um truque. Antes de clicar em OK, observe o endereço exibido e apague tudo o que vier depois da primeira barra. Por exemplo: se o endereço for ad.doubleclick.net/anúncio/834136/anúnciodaquitanda, deixe apenas ad.doubleclick.net. Dessa forma, o Adblock conseguirá evitar mais anúncios (no exemplo, aqueles enviados pela empresa de publicidade DoubleClick).

Outra boa extensão é a FoxyTunes, que acrescenta botões para controlar um tocador de MP3 ao painel do Firefox. Ela é, inclusive, compatível com o programa Winamp. Para remover extensões, clique em Tools, Extensions e Uninstall.

Leia mais
  • Saiba como instalar e usar o navegador Firefox
  • Com o Firefox, é possível ler notícias e checar diário sem browser
  • Navegadores Opera e Mozilla também atraem usuário

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Firefox
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página