Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2005 - 10h57

Jovem de 19 anos é condenado por desenvolver o vírus Sasser

Publicidade

da Folha Online

O alemão Sven Jaschan, 19, cumprirá pena de um ano e nove meses em regime aberto por ter criado, quando ainda era menor de idade, o vírus Sasser. O adolescente poderia pegar até cinco anos de prisão pelos transtornos causados em todo o mundo.

Segundo o tribunal de Verden (Alemanha), que divulgou nesta sexta-feira o veredicto do julgamento, o jovem foi condenado por sabotagem virtual e alteração não-autorizada de informações.

Além da pena em regime aberto, ele terá de prestar 30 horas de serviço comunitário em um hospital ou asilo.

"Ele se livrou de uma pena maior pelo fato de ter sido detido dias antes de seu 18º aniversário. De certa forma, ele teve sorte", afirma Graham Cluley, consultor da empresa britânica de segurança Sophos.

O programador foi preso em maio de 2004, depois que o código malicioso atingiu hospitais em Hong Kong, o sistema de check-in da British Airways e um terço das agências de correio em Taiwan.

Jaschan foi detido em sua própria casa, depois que a Microsoft recebeu informações de alguém que buscava recompensa. A companhia de Bill Gates tinha interesse em identificá-lo, pois a praga atacava micros com sistemas operacionais Windows 2000 e Windows XP.

De acordo com as autoridades que questionaram o jovem durante o julgamento, ele teria criado o vírus para "tornar-se famoso entre os programadores".

Com agências internacionais

Leia mais
  • Em julgamento, alemão de 19 anos admite ter criado o vírus Sasser
  • Prejuízo causado por vírus em 2004 pode chegar a US$ 204 bilhões

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre vírus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página