Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2005 - 18h13

Site dá dicas sobre como terroristas podem entrar no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Os terroristas que pretendem juntar-se à luta no Iraque contam com uma ajuda do universo virtual: uma publicação que ensina como entrar no país. "É uma rota longa e difícil, mas, ao tomar certas precauções, as chances do 'tour' perigoso acabar em sucesso são enormes", diz o autor do texto divulgado na web.

O material produzido por "The Islam Doctor" (Doutor Islã, em tradução literal) foi publicado em um site ligado à rede terrorista Al Qaeda. Especialistas acreditam em sua procedência, pois as informações correspondem à maneira como estrangeiros entram no Iraque para reforçar a luta contra os EUA.

A introdução, por exemplo, explica como os "voluntários" devem se juntar a grupos rebeldes iraquianos. "É preciso procurar intermediários do [grupo extremista palestino] Jihad Islâmico. Eles estão presentes em muitos países e têm boas relações com grupos iraquianos." Outra opção é a web. "Acredite, muitas dessas pessoas podem ser encontrados na internet."

Somente depois de ter um contato em mãos, o terrorista deve iniciar sua jornada que tem ponto de partida definido: a Síria. "Entre no país pela Turquia. A necessidade de tratamento médico é uma boa desculpa", diz o texto citado pelo site da revista alemã "Der Spiegel". Para não levantar suspeitas, aconselha-se o uso de calças jeans e walkman.

Ao cruzar a fronteira entre Síria e Iraque, o "voluntário" deve estar com um pequeno grupo e ser guiado por um "especialista". Se tudo der certo, é importante lembrar: "ao chegar no Iraque, os recrutas devem estar preparados para tudo. Nunca se recuse a realizar um ataque suicida, por exemplo."

Leia mais
  • Americanos duvidam que EUA vencerão Guerra do Iraque, diz pesquisa
  • Iraque quer "retirada rápida" de soldados dos EUA do país

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página