Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2006 - 16h06

Morte de executivo da Enron gera confusão na Wikipedia

Publicidade

da Folha Online

A morte de Kenneth Lay, fundador da Enron, causou uma confusão no universo virtual --mais precisamente na enciclopédia on-line Wikipedia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas. Na versão em inglês da página, diz a agência de notícias Reuters, a causa de sua morte sofreu diversas alterações durante toda a quarta-feira.

Reuters
Kenneth Lay, fundador da Enron
Kenneth Lay, fundador da Enron
Na última versão disponível no site, os internautas afirmam que Lay morreu por conta de uma doença na artéria coronária. Segundo um pastor da igreja freqüentada pelo executivo, sua morte está relacionada a um "aparente ataque cardíaco".

A Reuters afirma que por volta das 14h GMT (10h no horário de Brasília), a informação sobre a morte foi adicionada ao texto com a biografia do executivo. Às 14h06 (GMT), alguém escreveu que "aparentemente se tratava de suicídio".

Dois minutos depois, as possibilidades eram "ataque cardíaco ou suicídio" --também às 14h08 (GMT), a informação mudou para "as causas da morte ainda devem ser determinadas". Às 14h09, o texto dizia que "nenhum detalhe foi oficialmente divulgado", enquanto às 14h11 os usuários leram: "a culpa por arruinar muitas vidas finalmente [sic] o levou ao suicídio".

Cerca de um minuto depois, entrou a versão sobre o ataque cardíaco que, às 14h39 (GMT), foi "incrementada". "Especula-se que a causa do ataque cardíaco tenha sido o estresse vivido pelo executivo por conta do julgamento do caso Enron", dizia o texto.

A Enron, gigante americana do setor de energia, pediu concordata em dezembro de 2001, após ter sido alvo de uma série denúncias de fraudes contábeis e fiscais. Com uma dívida de US$ 13 bilhões, o grupo arrastou consigo a Arthur Andersen, que fazia a sua auditoria. O pronunciamento da sentença de Lay estava previsto para a segunda quinzena de outubro.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Kenneth Lay, fundador da Enron, morre aos 64
  • "A Wikipédia não é anarquia", diz fundador da enciclopédia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Wikipedia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página