Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2008 - 09h50

Mecanismos de busca visuais criam mapa da rede com resultados

Publicidade

DANIELA ARRAIS
da Folha de S.Paulo

Para quem quer uma experiência de busca visual, sites como o KartOO e o Quintura mostram os resultados em mapas interativos.

O primeiro é de Portugal, mas tem versão brasileira. Os resultados são apresentados em forma de esferas que se assemelham a caderninhos -o tamanho varia de acordo com a relevância do tema.

No entanto, em uma busca por Clara Rojas, ex-refém das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) que foi liberada do cativeiro depois de seis anos, o KartOO apontou um texto de 4 de janeiro entre os mais relevantes --um tanto defasado, portanto.

No Quintura, os resultados aparecem em forma de nuvens. A idéia é oferecer informação para quem chega ao site sem saber bem o que está procurando --por exemplo, em vez de colocar "livro de Sócrates", o usuário digita "quero um livro de filosofia".

Celular

Mesmo que a conexão não seja das mais rápidas, dá para acessar buscadores pelo celular. Eles levam em conta o fato de o telefone móvel ter limitações tanto de interface quanto de navegação, e, por isso, simplificam dados.

Na versão mobile do Google dá para checar e-mail, ler notícias e consultar mapas, além, é claro, de fazer pesquisas na ferramenta.
No Yahoo!, também é possível verificar previsão do tempo e informações sobre vôos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página