Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2007 - 15h44

Saiba mais sobre a Rússia

Publicidade

da Folha Online

A Rússia atual teve origem no século 12, com a fundação do Principado de Muscovy. No século 15, após 200 anos sob dominação da Mongólia, o principado tornou-se independente e expandiu-se, conquistando outras regiões.

No início do século 17, sob o governo de Peter 1º, a hegemonia se estendeu até o mar Báltico, e o país foi rebatizado de Império Russo.

Durante o século 19, o país se expande ainda mais pela Europa e pela Ásia. Em 1905, acontece uma revolução que implementa mudanças no Parlamento e outras reformas. Com a derrota na Primeira Guerra Mundial (1914-1919), o descontentamento se agrava nas principais cidades do Império Russo e, em 1917, a Revolução Russa derruba o imperador.

Vladimir Lenin torna-se líder de governo e forma-se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), sob um governo comunista. A economia soviética fica estagnada nas décadas posteriores, até que Mikhail Gorbatchov (1985-1991) introduz a glasnost [abertura] e a perestroika [reestruturação], tentativas de modernizar o comunismo. Seus esforços acabam por enfraquecer a URSS, que termina oficialmente em 1991.

Desde então, a Rússia tenta construir um sistema político democrático e uma economia de mercado para substituir o controle social, político e econômico da era comunista. Embora haja progressos na área econômica, o poder político passou a ser mais centralizado no atual governo de Vladimir Putin, e as instituições democráticas russas ainda são fracas.

Saiba mais sobre a Rússia:

Nome: Federação Russa

Capital: Moscou

Divisão: 89 unidades administrativas, entre as quais 25 repúblicas

População: 141.377.752

Área: 17.075.200 quilômetros quadrados

Idioma: russo, tártaro, ucraniano, tchuvache e outras cem

Moeda: rublo

Religião: ortodoxa, minoria islâmica

Forma de governo: república presidencialista

Posição no IDH: 64 [o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU mede o desenvolvimento do país com base na expectativa de vida, no nível educacional e na renda per capita. A Noruega lidera a lista, e o Brasil está na 69ª posição]

PIB (total de riquezas produzidas): US$ 1.723 trilhão (2006)

Renda "per capita" anual: US$ 12.100 (2006)

Internautas: 23,7 milhões (2005)

Analfabetismo: 0,4%

População abaixo da linha da pobreza: 17,8% (2004)

Fonte: CIA World Factbook

Leia mais
  • Saiba mais sobre Boris Ieltsin

    Especial
  • Leia cobertura sobre a morte de Boris Ieltsin
  • Leia o que já foi publicado sobre o Kremlin
  • Leia o que já foi publicado sobre a ex-URSS
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página