Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2008 - 16h15

Morre Neil Aspinall, o verdadeiro "quinto Beatle"

Publicidade

Da Efe, de Londres

Morreu aos 66 anos Neil Aspinall, ex-chefe da gravadora Apple Corps, informaram hoje os ex-integrantes dos Beatles Paul McCartney e Ringo Starr, em comunicado divulgado em Londres.

Aspinall, que morreu de câncer no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova York, era considerado por muitos na indústria musical o verdadeiro "quinto Beatle", apelido que também foi dado ao produtor do grupo, George Martin.

"Todos os seus amigos e entes queridos sentirão sua falta, mas sempre guardarão as mais carinhosas lembranças de um grande homem", disseram McCartney e Starr na nota, divulgada pela Apple Corps também em nome de Yoko Ono e Olivia Harrison, viúvas dos outros dois Beatles, John Lennon e George Harrison, respectivamente.

Além disso, os signatários agradecem "pelos conselhos e pela confiável administração" de um "amigo leal", que deixou um "legado de longo alcance para as gerações futuras".

O comunicado não especifica a data da morte, apesar de o jornal britânico "Mail on Sunday" ter publicado no domingo que McCartney havia viajado para Nova York para ficar perto de seu velho amigo.

Aspinall nasceu em 1942 em Prestatyn, Gales, para onde sua família foi para se refugiar dos bombardeios da aviação alemã a Liverpool, cidade do noroeste da Inglaterra que foi berço dos Beatles.

O antigo executivo, que estudou com McCartney e Harrison, seus amigos de infância, em Liverpool, trabalhou como motorista e segurança da banda, à qual transportava em um furgão aos shows antes de alcançarem o estrelato.

Confidente

À medida em que crescia a popularidade do grupo, Aspinall passou a atuar como representante e confidente dos Beatles até 1968, quando se tornou o gerente da Apple Corps.

Embora tenha aceitado o cargo "só até quando encontrassem outra pessoa", acabou dirigindo a gravadora de 1968 até o ano passado, quando abandonou o posto.

Como chefe da Apple Corps, Aspinall produziu "The Beatles Anthology" (1995-1996) e "The Beatles 1" (2000), entre outros discos de grande sucesso.

Apesar de seus poucos dotes musicais, o "quinto Beatle" chegou a participar do coro de "Yellow Submarine", uma das canções mais famosas do grupo, e tocou instrumentos de percussão em "Magical Mistery Tour".

Neil Aspinall deixa uma esposa, Suzy, e cinco filhos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página