Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2009 - 11h23

Submarinos nucleares russos patrulham a costa leste dos EUA, diz jornal

Publicidade

da Folha Online

Dois submarinos nucleares russos patrulharam a costa leste dos Estados Unidos há alguns dias, algo que não acontecia há muitos anos e que coloca Washington em alerta por uma ação militar mais assertiva de Moscou, afirmou nesta quarta-feira o jornal "The New York Times".

O jornal, que cita funcionários da defesa e dos serviços da inteligência, afirma que um submarino se manteve em águas internacionais a 320 km da costa leste dos Estados Unidos. A localização do segundo submarino não ficou clara.

Os dois submarinos eram do tipo Akula. Segundo o jornal, a ação lembra a época da Guerra Fria na qual EUA e a União Soviética mantinham submarinos estacionados na costa inimiga a postos para um ataque e também para roubar segredos militares.

Com o fim da União Soviética, afirma o jornal, a Rússia perdeu a capacidade militar de manter um aparelho tão longe do país --o que surpreende ainda mais os especialistas americanos.

"Cada vez que a marinha russa faz algo fora do comum provoca preocupação", afirmou ao jornal um alto funcionário do departamento de Defesa, que monitorou os informes sobre o caso. "Sabemos onde estavam, e não estamos preocupados por nossa capacidade. Estamos preocupados apenas pelo fato de que estejam lá", explicou.

O presidente Barack Obama conversou com o colega russo, Dmitri Medvedev, na terça-feira. Não se sabe, contudo, se o tema dos submarinos foi citado. Obama voltou recentemente de viagem à Rússia na qual tentou selar uma aproximação, mas na qual encontrou resistência ao escudo antimísseis que Washington quer colocar na Polônia.

Com France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página