Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2009 - 13h33

Morales garante maioria no Congresso boliviano

Publicidade

da Reuters, em La Paz (Bolívia)

O presidente reeleito da Bolívia, Evo Morales, obteve a maioria de dois terços do Congresso que vai legislar a partir de 2010, informou nesta terça-feira o Tribunal Nacional Eleitoral ao concluir a contagem dos votos das eleições de 6 de dezembro passado.

O partido MAS (Movimento ao Socialismo), do presidente Morales, reeleito com 64,22% dos votos, também conseguiu eleger 25 dos 36 senadores e 85 dos 130 deputados.

Com isso, além da maioria simples, Morales conquistou os dois terços necessários para aprofundar suas reformas sem nenhuma oposição --após um primeiro mandato de difícil relação com o Legislativo.

Com o controle do Legislativo, Morales tem agora o caminho livre para aplicar as reformas esquerdistas de maior poder aos indígenas, programas sociais assistencialistas e o controle estatal da indústria como estratégia de geração de renda e emprego.

Os analistas alertam, contudo, que Morales não vai conseguir atrair investimentos sem moderar sua retórica.

Morales e seu vice-presidente, Álvaro García, tomam posse no dia 22 de janeiro no Congresso. Na véspera, assim como fez ao ser eleito presidente pela primeira vez em 2005, realizará uma cerimônia simbólica nas ruínas pré-incaicas de Tiwanaku.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página