Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2010 - 17h29

Explosão em plataforma de petróleo nos EUA deixa ao menos 11 desaparecidos

Publicidade

colaboração para Folha

Ao menos 17 pessoas ficaram feridas e outras 11 estão desaparecidas após uma explosão em uma plataforma de petróleo no Golfo do México, informou nesta quarta-feira a Guarda Costeira dos Estados Unidos. O acidente ocorreu durante a madrugada de hoje no litoral do Estado americano da Louisiana, a cerca de 75 quilômetros da cidade de Venice, e os esforços de resgate já duram 16 horas.

No momento da explosão, ao menos 126 pessoas estavam na plataforma. Segundo o chefe da Guarda Costeira, Mike O'Berry, acredita-se que a maior parte escapou ilesa do local.

A plataforma Deep Horizon pertencia à empresa Transocean e captava petróleo para a British Petroleum (BP).

Cinco navios dos bombeiros locais tentam controlar as chamas e imagens de helicópteros mostram que a explosão produz labaredas que consomem as estruturas da Deep Horizon.

Resgate

"Nossa prioridade é o resgate dos 11 desaparecidos", disse Elizabeth Bordelon, oficial da Guarda Costeira dos EUA.

A área de buscas foi expandida, levando em consideração a hipótese de os tripulantes terem sobrevivido mas terem sido levados por correntes marítimas para longe da plataforma nas horas seguintes à explosão, disse a porta-voz.

De acordo com informes iniciais, havia 12 desaparecidos mas a Guarda Costeira confirmou 98 sobreviventes e 17 feridos, sete em situação grave, que foram imediatamente hospitalizados.

A Guarda Costeira dos EUA utiliza helicópteros, aviões e navios para procurar pelos desaparecidos e enviou também embarcações ambientais para fazer um levantamento dos danos ecológicos e tentar controlar vazamentos de óleo.

Uma investigação já teve início para averiguar as causas do acidente.

Uma área de segurança com um diâmetro de cinco milhas náuticas foi instalada para manter o tráfego de navios na região, e os procedimentos de limpeza ainda não foram iniciados.

De acordo com a agência Associated Press a Transocean, com base na Suíça, é uma das maiores empresas de perfuração de petróleo no mundo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página