Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2004 - 06h45

Ataques com carros-bomba matam seis pessoas no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Dois ataques com carros-bomba mataram neste sábado ao menos seis pessoas e feriram mais de 30 no Iraque. Os atentados ocorreram em Bagdá e na cidade de Mahmudiya, cerca de 30 km ao sul da capital iraquiana, quase que simultaneamente.

No ataque em Bagdá, o alvo era o ministro iraquiano de Justiça, Malik Dohan al Hassan, que escapou ileso, mas quatro de seus guarda-costas morreram. A explosão do carro-bomba deixou 12 civis feridos, que foram encaminhados a um hospital no bairro de Hadiniya.

A explosão ocorreu quando o comboio do ministro deixava o bairro de Al Yamia, onde se encontra sua residência, e cruzava o distrito de Al Iskam, em direção a seu escritório. Este é o primeiro atentado contra um membro do governo interino iraquiano desde que o país recuperou sua soberania, em 28 de junho.

Já em Mahmudiya o ataque foi contra um quartel da Guarda Nacional iraquiana. Ao menos duas pessoas morreram e cerca de 25 ficaram feridas.

Carros-bomba

O ataque de hoje é o terceiro desta semana no país. Na última quinta-feira (15), um ataque com um carro cheio de explosivos matou dez iraquianos, entre eles três policiais, no oeste de Haditha (a 200 km a oeste de Bagdá).

O ataque em Haditha, região conhecida como uma das "fortalezas" do presidente deposto Saddam Hussein, atingiu um complexo de prédios do governo iraquiano, onde há delegacias de polícia, postos da segurança civil e prédios municipais. Além das dez mortes, a explosão deixou 27 pessoas feridas, segundo informações de Adnan Abdel Rahman, porta-voz do Ministério do Interior iraquiano.

Na quarta-feira (14), um outro carro-bomba explodiu em Bagdá causando a morte de 11 pessoas na primeira ação de guerrilhas rebeldes desde que os EUA devolveram a soberania parcial ao Iraque, em 28 de junho.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Veja o que já foi publicado sobre explosões de carros-bomba no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página