Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2006 - 04h45

Banco da Inglaterra congela as contas de 19 suspeitos de atentado

Publicidade

da Efe, em Londres

O Banco da Inglaterra --o Banco Central do país-- congelou nesta sexta-feira as contas bancárias de 19 das 24 pessoas presas na quinta-feira suspeitas de planejar explodir dez aviões em vôo entre o Reino Unido e os Estados Unidos.

Com autorização do ministro da Economia, Gordon Brown, e dos serviços de segurança, o banco identificou também os 19 detidos. Entre eles, 14 são de Londres, quatro do condado de Buckinghamshire, nos arredores da capital, e um de Birmingham, no centro da Inglaterra. Os suspeitos têm de 17 a 35 anos, segundo o banco inglês.

Segundo a rede americana de televisão ABC, que citou fontes dos EUA ligadas à investigação, 22 dos 24 detidos na Grã-Bretanha são de origem paquistanesa, um é de Bangladesh e o outro, iraniano.

O governo britânico ordenou o bloqueio dos fundos com base nas normas de combate ao financiamento do terrorismo ratificadas pelas Nações Unidas depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA.

Com a medida, os suspeitos ficam proibidos de movimentar o dinheiro bloqueado sem uma permissão especial do Ministério da Economia.

A polícia britânica continua interrogando nesta sexta-feira em delegacias de Londres os 24 suspeitos detidos ontem. Eles são acusados de envolvimento num complô com ramificações internacionais. O plano era explodir dez com explosivos líquidos escondidos na bagagem de mão.

Após o anúncio do desmantelamento da ação terrorista, Reino Unido, EUA e países da Europa elevaram seu nível de alerta de segurança, alegando possibilidade iminente de atentado.

A polícia continua revistando várias casas em Londres, Buckinghamshire e Birmingham. Paralelamente, as autoridades paquistaneses confirmaram nesta sexta a detenção de vários suspeitos, todos de nacionalidade britânica, cujos testemunhos ajudaram a polícia londrina.

Os aeroportos britânicos, imersos ontem no caos em conseqüência da operação policial, retomaram hoje sua atividade com rígidos controles de segurança, além de muitos atrasos e cancelamentos.

Leia mais
  • Londres detém 24 após impedir suposto ataque a dez aviões
  • Suposto ataque a Londres teria sido baseado em plano de 1995
  • Conheça novas medidas de segurança nos aeroportos britânicos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques a Londres
  • Veja galeria de fotos dos aeroportos de Londres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página