Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2006 - 15h21

Bloomberg afirma que plano da Al Qaeda contra NY "fracassou"

Publicidade

da France Presse, em Nova York

"O plano mortal da Al Qaeda contra Nova York fracassou", sentenciou nesta sexta-feira o prefeito Michael Bloomberg, argumentando que a cidade que governa se recuperou plenamente dos atentados de 11 de setembro de 2001 e está inclusive "mais forte".

"Nossa recuperação demonstra que o plano mortal da Al Qaeda contra a cidade fracassou", disse Bloomberg numa reunião com a imprensa estrangeira por ocasião do quinto aniversário dos atentados que deixaram 2.749 mortos na cidade.

"Em vez de experimentar o colapso econômico que a Al Qaeda havia imaginado e que muitos temeram, hoje somos mais fortes e estamos mais seguros do que nunca", acrescentou o prefeito de Nova York.

Como exemplo disso, o prefeito citou os US$ 442 milhões de produto bruto para 2006 --"um novo recorde"--, os 42,7 milhões de turistas em 2005 e uma queda de 22% no número de delitos com relação à mesma época em 2001.

Apesar disso, Bloomberg afirmou, comentando pesquisas nas quais os nova-iorquinos diziam temer um novo atentado, que "é normal que estejamos ansiosos, por isso nos preparamos, por isso vamos à escola e nos preocupamos com o futuro".

"Os números sobre crimes são mais fáceis de medir que os terroristas. Só a história mostrará quem estava no lugar correto no momento correto", disse.

Leia mais
  • Veja a seqüência dos ataques de 11 de setembro de 2001
  • Ameaça da Al Qaeda persiste 5 anos após ataques, dizem analistas
  • Cinco anos depois de 11/9, EUA mantém "guerra" contra o terror

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os ataques de 11 de Setembro
  • Leia o que já foi publicado sobre Osama bin Laden
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página