O personagem

Reuters

O argentino Verón


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Domingo, 30 de abril de 2000

ACONTECEU NA SEMANA

Rodrigo Bueno
     


Eliminatórias sul-americanas

Brasil 3x2 Equador
O jogo foi muito mais complicado do que as pessoas esperavam. A seleção sentiu sim a falta de entrosamento, mas sentiu falta também de um jogador de área, como Romário. Diante do Equador, no Morumbi, Luxemburgo podia abdicar de um volante. Zé Roberto confessou depois ter jogado gripado. Os laterais, grandes armas da equipe, pouco apoiaram. Sorte que Rivaldo vive grande fase e que Aguinaga se contundiu no primeiro tempo.

Venezuela 0x4 Argentina
Vencer a seleção venezuelana mesmo fora de casa não é mais do que obrigação para a Argentina. Golear a Venezuela é só um resultado normal, não aumenta em nada o prestígio do time argentino. A imprensa do país, aliás, fez críticas à equipe. Só Verón e Ortega foram poupados. Ao menos a Argentina já tem a liderança isolada das eliminatórias e um bom saldo de gols.

Bolívia 1x1 Colômbia
O resultado caiu do céu para a Colômbia, que foi dominada a maior parte do tempo. A Bolívia até gol legítimo anulado. A partida mostrou que a Bolívia dificilmente ficará com uma vaga. Nem a altitude de La Paz está ajudando mais o limitado time boliviano. A Colômbia somou dois pontos em dois jogos difíceis e, evoluindo um time que tem bons jogadores, deve ir à Copa.

Chile 1x1 Peru
Os peruanos confirmaram um ótimo e até surpreendente início de eliminatória. Depois de vencer o Paraguai bem em casa, parou fora de casa o Chile, que o tirou da Copa de 98. Os chilenos já estão em crise e pedem a cabeça do técnico Nelson Acosta. Já os peruanos estão mais do que satisfeitos com o trabalho do bom técnico Francisco Maturana. O Peru é sério candidato.

Paraguai 1x0 Uruguai
O placar não refletiu bem o que foi o jogo. O Uruguai teve grandes chances para marcar e merecia ter saído com o empate. Chilavert se redimiu do pênalti perdido contra o Peru e segurou o ataque uruguaio. O grande nome da partida foi o meia-atacante uruguaio Recoba, da Inter. Talentoso, ele está guiando o time de Passarella, técnico genioso que segue no comando do time.


Amistosos

Itália 2x0 Portugal
Os italianos continuam iguais: firmes na marcação e implacáveis nos contra-ataques. Portugal continua o mesmo: criativo e pouco eficaz. Mesmo com poucos talentos hoje, a seleção italiana é muito mais competitiva que a preciosa seleção portuguesa.

Alemanha 1x1 Suíça
Não faltaram vaias para a seleção alemã, que mais uma vez deu um fiasco, desta vez em casa. A Suíça está com um time limitado e, em condições normais, seria uma presa fácil para a Alemanha. Isso mostra bem a crise por que passa o futebol alemão hoje.

França 3x2 Eslovênia
Foi um sufoco para os atuais campeões do mundo. Viraram apenas nos acréscimos depois de estarem perdendo por 2 a 0. A seleção francesa mostrou que ainda possui muitas deficiências, e a seleção eslovena justificou sua presença na Eurocopa-2000.

Holanda 0x0 Escócia
Em 15 jogos, Rijkaard conseguiu 11 empates à frente da seleção holandesa. Conseguiu transformar um dos melhores times do mundo, que estava prontinho após a Copa, em uma equipe comum. Os escoceses não mudam, e comemoraram o empate.

República Tcheca 4x1 Israel
Na Euro-96, menosprezei os tchecos e eles chegaram à final. Agora, me rendo e aposto que a República Tcheca irá se classificar no grupo de França e Holanda. Vencendo amistosos fracos ou não, o time mantém a 2ª posição no ranking da Fifa.

Dinamarca 0x1 Suécia
Os dinamarqueses caíram bastante de produção após a Copa, quando complicaram para o Brasil. Sentem a falta de Michael Laudrup. Já a Suécia vem crescendo desde que fracassou nas eliminatórias para a Copa-98. Pode surpreender na Euro-2000.

Áustria 1x2 Croácia
Duas seleções que foram à Copa e que não se classificaram para a Euro. Os croatas aprontam o time que foi destaque no Mundial para as eliminatórias. Têm boas chances de jogar em 2002 por seus talentos. Os austríacos só jogarão em 2002 com sorte.

Noruega 0x2 Bélgica
Os belgas vão ganhando cada vez mais moral às vésperas da Euro, torneio que organizarão em conjunto com a Holanda. Hoje, a seleção belga está mais acertada que a Holanda. Já a Noruega não é a mesma que bateu o Brasil duas vezes recentemente.

Romênia 2x0 Chipre
A seleção romena venceu burocraticamente uma equipe de pouca qualidade. O teste não pode nem ser considerado válido. Os romenos estão em um grupo terrível na Euro-2000, com Inglaterra, Alemanha e Portugal, bem mais letais que Chipre.

Bulgária 0x1 Ucrânia
Guardem bem esse time da Ucrânia, que pode ser a Croácia da Copa de 2002. Shevchenko é mesmo um dos melhores jogadores do mundo hoje e deixou sua marca. Os búlgaros assistem com tristeza ao final de uma geração que deu orgulho ao país.

Coréia do Sul 1x0 Japão
Clássico asiático de maior relevância atualmente. Os sul-coreanos continuam tendo os melhores resultados no confronto, mas a diferença entre os times é cada vez menor. A partida foi em Seul, e o Japão esteve perto do empate.


Leia mais:

Colunas anteriores:

23/04/00 - Superligas