O personagem


Jorge Araújo
Michael Schumacher


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Sábado, 20 de abril de 2000
O colunista responde

José Henrique Mariante
     
A General Motors tem alguma ligação com a F-1 ou está representada por alguma outra marca na categoria? (Sergio Luis Rodrigues Alves)

Não. A maior montadora do mundo ignora a F-1. Seu envolvimento com automobilismo de ponta é antigo e de extrema importância para o esporte, mas raramente extrapolou as fronteiras norte-americanas. Em diversos continentes a empresa patrocina categorias de formação, como a F-Opel, na Europa, e a F-Chevrolet, no Brasil. Nada indica que essa política seja alterada no futuro próximo, apesar de a F-1, neste momento, estar se tornando um verdadeiro campeonato de marcas.


O regulamento foi alterado no que diz respeito a ultrapassagens na volta de aquecimento? Coulthard ultrapassou em Imola e não levou bandeira preta como aconteceu com Schumacher, em 1994. (Arno Winge)

Ultrapassar na volta de aquecimento não é permitido. Há dois anos, porém, a regra ganhou uma exceção: o piloto que tiver dificuldades para partir pode recuperar sua posição original desde que o último carro do grid ainda não tenha cruzado a linha de largada. De qualquer forma, o episódio de Schumacher, em 1994, teve motivação diversa. Ele foi chamado aos boxes não por simplesmente ter ultrapassado Damon Hill na volta de apresentação, mas por essa atitude ter sido considerada antidesportiva. Schumacher não parou, levou bandeira preta, continuou, chegou em segundo e, depois, perdeu os pontos no tapetão.

Leia mais: