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Brainstorm
Ideias compartilhadas
O que levar em consideração ao criar um símbolo para a empresa?
Issao Minami professor de arquitetura da USP
Ao fazer o símbolo de uma marca, é preciso ficar atento a três elementos: morfológico (forma), tipográfico (tipo de letra) e cromático (cor), como explica o professor Issao Minami, 62, da USP -o campus da universidade tem uma linguagem visual criada por ele, que também foi um dos idealizadores do projeto Cidade Limpa de São Paulo.
A FORÇA DA SUGESTÃO
É um exagero querer mostrar tudo de uma vez. Elementos gráficos devem ser sutis, como a onda da Coca-Cola ou o símbolo da Nike; eles, mesmo sem a tipologia, já conseguem passar a ideia da empresa
QUER QUE EU DESENHE?
Se o desenho tentar explicar o que a empresa faz, há uma boa chance de o sinal ser desastroso, porque a tendência nesse caso é criar muitos elementos, prejudicando a clareza do elemento gráfico
COR
Não se deve usar muitas e é melhor optar por aquelas que não podem ser confundidas, como vermelho e azul, laranja e verde -as últimas duas não são cores primárias. E existem diferentes gamas de cada uma
TIPO
Fontes universais, com uma boa visibilidade e poucos elementos gráficos, têm mais força visual. Exemplos: Helvética, Frutiger e Univers. E não se deve modificá-las, o que é um sacrilégio