Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Celular no bolso pode afetar qualidade do esperma, diz estudo

Espermatozoides seriam afetados pela radiação eletromagnética

DE SÃO PAULO

Carregar o telefone celular no bolso da calça pode contribuir para a infertilidade masculina, segundo uma revisão de estudos feita por pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido.

A revisão analisou dez pesquisas, que incluíam 1.492 amostras de esperma vindas de clínicas de fertilização e centros de pesquisa.

As amostras foram testadas quanto à motilidade, à viabilidade (percentual que estava vivo) e à quantidade de espermatozoides.

Em comparação com um grupo controle, as amostras que tinham sido expostas à radiação do celular apresentaram redução de 8% na motilidade e de 9% de viabilidade dos espermatozoides.

Além de expor o esperma à radiação, celulares no bolso também podem elevar a temperatura da região do testículo, o que poderia ter um papel na diminuição da qualidade dos espermatozoides.

"Ainda é muito precoce para ter certeza da contribuição para a infertilidade, mas é um alerta", avalia Arnaldo Cambiaghi, diretor do centro de reprodução humana do IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia).

Como parte das amostras veio de clínicas de fertilização, poderia haver um desvio nos resultados, diz o médico.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página