Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Da cozinha para a Copa

Aprenda a preparar petiscos em 15 minutos, no intervalo entre o primeiro tempo e o segundo dos jogos do Mundial

FERNANDA MENEGUETTI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para beliscar comidinhas durante os jogos da Copa, que começa nesta quinta (12), o "Comida" desafiou cozinheiros a bolar e ensinar receitas de preparo rápido.

São petiscos que podem ser feitos em até 15 minutos --no intervalo entre o primeiro tempo e o segundo. Ou aqueles em que uma parte do preparo é feita antes de a bola rolar.

Queijo derretido para lambuzar tortilhas ou pão de queijo são ideias de Adriana Cymes, do bufê Arroz de Festa. "Na última Copa, um amigo derreteu Catupiry, jogou uma pimentinha e serviu com pão de queijo quentinho. Achei genial", conta.

"Decidi me inspirar e acrescentar uns temperos, como pimenta-calabresa, mas quem quer pode até grelhar uma linguicinha para acompanhar", completa.

Já a banqueteira gaúcha Neka Mena Barreto se inspirou em tradições de Porto Alegre para sugerir beliscos. "Nesta época, costumamos comer pinhão e milho e beber quentão. Senão, churrasquinho e mate", conta.

"Mas quem quer se aventurar um pouco na cozinha pode assar umas tirinhas de pastel ou temperar batatinhas com vinho e ervas e deixá-las no forno durante o primeiro tempo do jogo."

CERVEJA NA MÃO

Para harmonizar com os petiscos, a sommelière de cervejas Tatiana Spogis, da importadora Bier & Wein, indica rótulos e ensina alguns princípios básicos para combinar bebida e comida.

"Sabores delicados pedem cervejas delicadas. Já sabores mais robustos pedem cervejas que limpem a boca e que, portanto, tenham mais álcool, acidez ou amargor."

Cervejas amargas, diz ela, reforçam a picância das pimentas. A especialista ainda lembra que frutos do mar, principalmente quando ganham toque de limão, vão bem com cervejas mais cítricas, como as de tipo lambic, assim como as de trigo.

Já os embutidos --gordurosos e salgados por natureza-- fazem boa parceria com cervejas que enfatizem as notas defumadas, ou seja, mais tostadas, como as escuras.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página