Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

"Chef" é diversão, mas com gosto de sessão da tarde

'Chef', 'Bistrô Romantique' e 'A 100 Passos de Um Sonho', com estreias a partir desta quinta (14), levam o universo da cozinha para as telonas

JOSIMAR MELO DO CRÍTICO DA FOLHA

O blogueiro tem o rosto coberto no seu site, como se fosse anônimo. Mas faz reserva no restaurante, que o aguarda e o recebe com deferência; numa ocasião, ele não hesita em beber o vinho especial oferecido pelo dono.

A cena do filme "Chef" poderia se passar em restaurantes de várias cidades do mundo onde blogueiros (ainda que não todos) fazem a festa.

É um fenômeno frequente em áreas (moda, dietas) em que blogueiros não especializados, frequentemente vitaminados por publicidade oculta, desvirtuam a inovadora via de expressão da web.

No caso da gastronomia, são menos influentes, mas o filme carrega nas tintas: entre críticas pertinentes, outras não, o blogueiro resvala para ofensas pessoais, e tem repercussão.

Mas "Chef" foca o profissional em crise e a busca por sua expressão, limitada no restaurante onde trabalhava. A saída será reduzir-se a um "food truck".

Não um chique, mas algo autêntico: um velho caminhão que ele reforma na unha e onde serve comida de rua (sanduíche cubano em Miami, creolle em New Orleans, de churrasco de porco no Texas).

Para fazer o filme, Jon Favreau teve aulas de culinária para aprender o gestual com o chef Roy Choi. As cenas de comida são precisas: os pratos, mesmo de alta cozinha, que devem parecer ruins parecem horríveis; os modernos, que num momento ele sonha emplacar, são apetitosos, tanto quanto sanduíches.

Influente, Favreau, que produziu, dirigiu e protagonizou o filme, reuniu um elenco estelar: Sofia Vergara, Scarlett Johansson, Dustin Hoffman, Robert Downey Jr.

Mas falta algo à receita. Depois dos choques iniciais entre o chef, o crítico, o patrão, a história arrefece. Tudo começa a caminhar bem demais. Já não há mais conflitos.

Para quem gosta de comer, "Chef" não deixa de ser diversão, salpicada de bom humor; mas deixa um certo gosto de sessão da tarde.

'CHEF'
DIREÇÃO Jon Favreau
PRODUÇÃO Estados Unidos
ESTREIA 14/8
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página