Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Minas Gerais representa o Brasil no Madrid Fusión

Governo mineiro interferiu para que Estado fosse homenageado no evento

Embratur enviará chefs para representar outras regiões do país, como César Santos (PE) e Flávia Quaresma (RJ)

JOSIMAR MELO CRÍTICO DA FOLHA

Depois de anos de modesta ou nenhuma participação institucional em eventos internacionais de gastronomia, o Brasil parece começar rapidamente a recuperar terreno.
Chega ao luxo de ter, na próxima semana, duas representações num dos mais reconhecidos eventos do mundo, o Madrid Fusión, de 21 a 23 de janeiro, onde será o país homenageado através do Estado de Minas Gerais.
Além disso, haverá um estande de cozinhas do Brasil, montado pela Embratur, onde serão servidos pratos de várias regiões do país.
O anúncio oficial da participação mineira aconteceu na segunda-feira, em entrevista do secretário de Turismo do governo mineiro, Agostinho Patrus Filho.
A participação inclui aulas de chefs locais consagrados e emergentes (Ivo Faria, Rafael Cardoso, Felipe Rameh e Frederico Trindade, entre outros). E eventos paralelos na cidade, englobados no GastroFestival (a programação completa e informações sobre como participar estão em www.madridfusion.net).
A participação de Minas Gerais estava sendo costurada havia meses -segundo a Folha apurou, a intenção inicial dos organizadores era homenagear a Colômbia. Ademais, não havia o hábito de focar uma única região como local homenageado.
O governo mineiro entrou a sério na disputa. Entre outras iniciativas, trouxe os organizadores do evento para o festival de Tiradentes, em agosto, e os levou para conhecer a cozinha do Estado.
O governo dispôs-se a comprar a cota de patrocínio que garantiria o espaço e o destaque desejados.
Em sua visita ao Brasil, José Carlos Capel, organizador do Madrid Fusión, não se mostrou muito familiarizado com a gastronomia brasileira, mas o que viu o convenceu de que Minas poderia representar o país. Como resultado, esta edição, que tem como tema "A criatividade continua", traz como "Cozinha Convidada: Brasil - MG".

OUTRAS PARTICIPAÇÕES
Se a escolha poderia confundir os visitantes, que teriam contato só com uma das cozinhas do país, tal risco parece afastado. Entre as aulas patrocinadas por Minas, haverá a do chef Alex Atala, sobre "O Brasil pré-Portugal".
O Madrid Fusión terá também outro estande do Brasil, patrocinado pela Embratur -e nele estarão chefs e produtos de várias regiões do país, como Mônica Rangel (Rio), César Santos (Pernambuco), Flávia Quaresma (Rio), Carlos Ribeiro (São Paulo) e Tereza Paim (Salvador).
Além de cozinharem e servirem pratos no estande, eles farão um jantar no mercado San Anton no dia 23.
Como de hábito, o Madrid Fusión apresentará aulas e palestras de nomes consagrados da Espanha (Albert Adrià, Andoni Aduriz, Joan Roca, Eneko Atxa, entre outros) e do mundo (como Pascal Barbot, Pierre Hermé, Simon Rogan e George Mendes).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página