Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Maioria aprova ampliação de regra antifumo

Datafolha diz que 90% dos paulistanos concordam com lei que baniu fumo em locais públicos

JOHANNA NUBLAT DE BRASÍLIA

Nove em cada dez paulistanos se sentem beneficiados pela lei estadual que baniu o fumo de locais públicos fechados em 2009. E entendem ser importante a ampliação da lei em esfera nacional.

Mesmo entre os fumantes, os índices de aprovação são elevados: 71% deles se sentem beneficiados pela lei paulista e 75% acham importante a lei nacional sobre o tema.

Há um ano e cinco meses, vigora uma lei federal antifumo, que veta os fumódromos e restringe a propaganda de tabaco nos pontos de venda do país, mas sua aplicação depende de regulamentação do Ministério da Saúde.

O respaldo do paulistano às medidas foi registrado por pesquisa Datafolha encomendada pela ACT (Aliança de Controle do Tabagismo). O levantamento ouviu 1.096 pessoas na cidade de São Paulo nos dias 4 e 5 de abril.

"É um índice de aprovação absurdamente alto. As pessoas se sentem, de fato, beneficiadas", diz Paula Johns, diretora-executiva da ACT.

Ela diz que São Paulo segue a tendência de outros países contra o tabagismo.

A diretora da ACT espera que o resultado da pesquisa sensibilize o Ministério da Saúde sobre o assunto.

"É preciso que todo brasileiro tenha o mesmo benefício que têm paulistas, cariocas e paranaenses [que possuem leis estaduais] com o veto do fumo em locais fechados", diz Tânia Cavalcante, secretária-executiva da comissão que aplica a convenção internacional antitabagista e funcionária do Inca (Ministério da Saúde).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página