Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Baixa umidade do ar deixa capital em estado de atenção

DE SÃO PAULO

A baixa umidade do ar deixou a cidade de São Paulo em estado de atenção ontem. O índice chegou a 20% na estação de Santana, na zona norte da, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura.

A mínima foi registrada entre as 16h e as 17h. No aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, o índice chegou a 23% às 15h.

A previsão para os próximos dias é que os índices continuem baixos.

Hoje, a umidade do ar em algumas regiões da cidade pode chegar a 22% e, no sábado, a 25%. A temperatura máxima pode atingir 28ºC e 29ºC, respectivamente.

Segundo meteorologistas, o período de seca é uma característica do inverno. Nessa época, é comum haver redução na quantidade de chuvas e grande variação térmica. Esses fatores favorecem a concentração de poluentes.

Ontem, em só uma das 16 estações de medição da Segundo a Cetesb (agência ambiental paulista) na capital, a qualidade do ar era considerada boa.

CUIDADOS

Segundo estudo da Unicamp, índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12%, é decretado estado de alerta; e abaixo de 12%, de emergência. O deserto do Saara, por exemplo, registra em média umidades entre 10% e 15%.

A baixa umidade do ar pode afetar a saúde. Nessas condições, é comum a ocorrência de sintomas como ressecamento do nariz e da garganta, tosse, dificuldade para respirar, rinite, crises de asma e irritação dos olhos.

Com umidade abaixo dos 30%, as recomendações são evitar exercícios físicos ao ar livre das 11h às 15h e umidificar o ambiente com de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água.

O CGE também orienta permanecer em locais protegidos do sol e consumir bastante água.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página