Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Celular é o único tipo de telefone em mais da metade dos lares

Em 2012, 51,4% dos domicílios tinham só aparelho móvel; internet estava presente em 40,3%

Enquanto país convive com debates sobre transporte público, presença de carros e motocicletas cresce

DO RIO

O número de domicílios brasileiros que, dentre os tipos de telefone, possuíam só celulares ultrapassou a metade dos lares pela primeira vez em 2012 --num fenômeno impulsionado pelo custo menor de aparelhos e chamadas em alguns pacotes.

Em 2012, o percentual de lares somente com telefone móvel chegou a 51,4%, revelou a pesquisa do IBGE.

Já o total de residências apenas com telefone fixo foi de 3% no ano passado.

"Há um número cada vez maior de brasileiros que usam exclusivamente o celular por causa das possibilidades de controlar os custos, com os modelos pré-pagos, e de não ter um custo mensal, com a assinatura do fixo", disse o presidente da consultoria de telecomunicações Teleco, Eduardo Tude.

Para o especialista, a redução do custo das ligações entre telefones móveis da mesma operadora também é um dos motivos da mudança.

Outra hipótese é a alta do número de domicílios com apenas um morador.

Em relação à internet, 49,2% das pessoas de dez anos ou mais de idade utilizaram a rede nos três meses anteriores à pesquisa.

Para o especialista, a inclusão digital no Brasil ainda é baixa. "Em países desenvolvidos, fica em torno de 70% a 80%", afirma.

O número de domicílios que possuíam computador com acesso à internet --40,3% em 2012 --também está abaixo dos níveis internacionais.

Dos grupos pesquisados, o maior percentual de usuários da rede estava na faixa entre 15 e 17 anos (76,7%).

Em meio aos debates sobre transporte público e protestos pela melhoria dos serviços, o IBGE constatou que o número de domicílios com carro subiu de 40,9% em 2011 para 42,4% em 2012.

Já as motos estavam presentes em 20% dos lares em 2012 --antes, o percentual era de 19,1%. Nas regiões Norte e Nordeste, de menor renda, a proporção de domicílios com motocicletas superava a de casas com automóveis.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página