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Obra em pista de ônibus vai reduzir espaço para carro na av. Rio Branco

A partir de amanhã (15/6), coletivos terão faixa exclusiva no sentido centro, da av. Ipiranga à r. Helvétia

Estrada do M'Boi Mirim também começa a ser reformada na segunda (16); meta é colocar piso mais resistente

DE SÃO PAULO

A prefeitura começa a reformar corredores e faixas de ônibus para trocar a pavimentação atual por outra mais resistente a veículos pesados, como os biarticulados, que transportam um número maior de passageiros.

Com a interdição dessas faixas, novas serão criadas provisoriamente, o que vai reduzir o espaço para os carros.

Amanhã (15/6), às 9h, começa a interdição da avenida Rio Branco, na região central. A obra deve demorar cerca de 90 dias, segundo a SPObras (São Paulo Obras).

O bloqueio será no sentido bairro, da avenida Ipiranga à rua Helvétia. No período de obras, os ônibus passarão a trafegar pela nova faixa exclusiva, à direita da via.

O corredor que liga a avenida Inajar de Souza (zona norte) à Rio Branco foi iniciado em setembro do ano passado. Deve ficar pronto até junho do próximo ano.

Na segunda-feira (16), a reforma começa também na estrada do M'Boi Mirim, na zona sul da cidade.

A interdição será apenas no sentido centro, entre a saída do terminal Ângela e a rua Frias Vasconcelos. O bloqueio vai durar 120 dias.

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), serão montadas nesse período faixas reversíveis de segunda a sábado, das 4h30 às 9h. Fora desse horário, os ônibus poderão trafegar pela faixa da direita da via.

A construção do corredor M'Boi Mirim começou em novembro. A previsão de término é maio de 2015.

Outros corredores estão em obras na cidade.

Na zona sul, o binário Santo Amaro foi iniciado em outubro de 2013 e deve terminar em outubro do ano que vem.

Já o corredor Berrini, também na zona sul, teve as obras iniciadas em novembro de 2013, com previsão de término para junho de 2015.

NOVOS CORREDORES

Ainda há pelo menos outros 11 corredores com obras por iniciar. Os espaços segregados para ônibus serão implantados principalmente nas regiões leste e sul.

A cidade tem hoje com 120,9 km de corredores. A gestão Fernando Haddad (PT) pretende construir mais 150 km até 2016.

Também há a previsão de implantar 13 novos terminais na cidade e de ampliar outros dois já existentes.


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