Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Intérpretes de João Grilo e Chicó escrevem homenagens ao autor

SELTON MELLO MATHEUS NACHTERGAELE ESPECIAL PARA A FOLHA

Os personagens João Grilo e Chicó da peça "Auto da Compadecida" foram interpretados pelos atores Matheus Nachtergaele e Selton Mello na adaptação da obra para a televisão em 1999.

Nachtergaele, O Grilo, e Mello, o Chicó, escreveram depoimentos sobre seu criador.

Confira trechos dos textos.

-

Carta para Ariano,

Quem te escreve agora é o Cavalo do teu Grilo, que já foi cavalgado por loucos caubóis: Por Jó, cavaleiro sábio que insistia na pergunta primordial. Por Treplev, infantil édipo de talento transbordante e melancólicas desculpas.

Mas meu favorito foi teu Grilo. Depois do Grilo, fui morar no rancho dos arquétipos, onde tem néctar e uma sombra brasileira com rede de chita.

De lá, vejo você na cadeira de balanço de palhinha, contando, todo elegante, uma linda história pra nós. Um beijo, meu melhor cavaleiro.

-

E o Brasil ficou mais pobre. E triste. Ariano, poeta entendedor do Brasil profundo.

Defensor de nossa riqueza cultural e emocional, sua obra fica para sempre. Tive a honraria graúda de dar vida a um de seus passarinhos (era como se referia a seus personagens queridos). Chicó fui eu, Chicó é Ariano, Chicó é tú.

Se um dia perguntarem se tudo que criou foi exatamente assim como ele idealizou, imaginarei Ariano Suassuna dizendo com um sorriso de menino nos lábios: "Não sei, só sei que foi assim".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página