Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fausto Fanti, o Renato do grupo 'Hermes e Renato', é achado morto

Corpo do humorista foi encontrado com um cinto enrolado no pescoço em seu apartamento em SP

Caso foi registrado como suicídio; carreira do ator despontou em 1999, após esquete ser enviado ao canal MTV

DE SÃO PAULO

O humorista Fausto Fanti, 35, o Renato do grupo "Hermes e Renato", foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira (30) em seu apartamento no bairro de Perdizes, na zona oeste de São Paulo.

Segundo a Polícia Militar, o corpo do ator foi achado no banheiro do local, com um cinto enrolado no pescoço. O caso foi registrado como suicídio no 23º DP (Perdizes).

De acordo com o boletim de ocorrência, Fanti deixou a filha na escola, mas não foi buscá-la depois das aulas.

Por isso, o colégio ligou para a mãe da criança, que tentou localizar o humorista. Em seguida, ela procurou Adriano Silva, amigo do ator, conhecido como o Joselito de "Hermes e Renato".

Silva foi ao prédio do amigo e entrou no apartamento de Fanti depois de arrombar a porta com a ajuda do porteiro. A polícia registrou o chamado às 16h50.

A carreira de Fanti é marcada por sua atuação no "Hermes e Renato", que despontou ainda nos anos 1990 na MTV Brasil.

Em 1999, o grupo enviou à emissora uma fita com um esquete de comédia da dupla Hermes e Renato, interpretados por Marco Alves e Fanti.

À época, os dois moravam em Petrópolis, a 66 km do Rio, e faziam gravações amadoras com Silva, Felipe Torres, Bruno Sutter e Franco Fanti, irmão de Fausto. Segundo Zico Goes, que dirigiu a emissora, era comum receber material dos telespectadores. Foi paixão à primeira vista.

No mesmo ano, o grupo ganhou espaço na programação fixa. Inicialmente, eram 15 minutos no programa "Gordo a Go-Go". Pouco depois, "Hermes e Renato" virou um programa próprio.

Em 2006, o grupo brincou com o formato das novelas, gravando "Sinhá Boça" e "O Proxeneta". Na MTV, ainda fez o "Tela Class", com dublagens absurdas de filmes B, até 2010, quando foi para a TV Record, para integrar o elenco de "Legendários", de Marcos Mion.

Naquele ano, a MTV ganhou na Justiça o direito de usar o nome do grupo, que, por isso, passou a se chamar "Banana Mecânica". Em 2013, eles voltaram à MTV, novamente como "Hermes e Renato".

No ano passado, Fanti e os humoristas do grupo assinaram contrato com a Fox para gravar um programa que iria ao ar em março de 2015 pelo canal FX.

Durante a Copa, os canais da Fox veicularam pílulas com piadas sobre o Mundial.

Para Zico Goes, hoje coordenador do departamento de TV da produtora Conspiração, Fanti era o verdadeiro "líder criativo" do grupo.

"O Hermes e Renato' era ele. Ele era o gênio da parada e sempre foi muito fiel ao grupo", afirmou.

O humorista e colunista da Folha Gregório Duvivier, do Porta dos Fundos, diz que Fanti era um "ídolo" quando começou a fazer humor. "O humor dele era muito novo, muito moderno. Queria ter dito o quanto eu o admirava."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página