Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ilhabela lidera ranking de praia poluída no litoral norte

Considerando só o litoral norte paulista, cidade teve os piores dados do ano

Nesta semana, porém, maioria dos pontos monitorados em Ilhabela estão bons para banho de mar

EDUARDO GERAQUE CAROLINA LEAL DE SÃO PAULO

Um dos locais mais procurados pelos turistas no litoral norte paulista, as praias de Ilhabela foram, porém, as que ficaram mais tempo em situação imprópria neste ano.

Dados da Cetesb (agência ambiental paulista) compilados pela Folha revelam que Ilhabela teve bandeira verde em todas as 15 praias monitoradas por apenas cinco semanas. Um aproveitamento ruim, se comparado com outras cidades da região.

São Sebastião ficou na mesma situação por 15 semanas, Caraguatatuba por 18, e Ubatuba, que registrou a melhor condição, por 19.

A poluição das águas de Ilhabela atingiu, em pelo menos uma semana, 11 praias da cidade, o que mostra que o problema está espalhado na orla do município.

De acordo com moradores, apesar de muitas obras de saneamento básico estarem em curso na cidade, existe um outro problema, que também polui as águas do Atlântico e ainda é pouco combatido pela prefeitura local.

"Há muitos quiosques, hotéis e restaurantes com fossas sépticas que ficam muito perto do mar. Essa é uma característica apenas nossa", diz Fernanda Carboneli, advogada e ambientalista da região.

Certos lugares têm 50 banheiros ou mais.

"Seria muito bom, pelo menos, uma fiscalização nesses locais para ver se as fossas estão sendo limpas", afirma.

Mas o turista que for à Ilhabela nesta semana tem sorte: a medição desta semana mostra que a grande maioria das praias da cidade está apta para banho de mar hoje.

ESGOTO

Como a metodologia da Cetesb mede principalmente os coliformes fecais na água, apenas um investimento pesado em tratamento de esgoto vai resolver o problema das praias do litoral norte, que só tende a aumentar em feriados prolongados como o de agora.

Nos últimos anos, por causa do programa Onda Limpa, do governo do Estado de São Paulo, a situação tem melhorado, apesar de a evolução dos índices ser discreta.

A situação é melhor no litoral sul paulista. Bertioga, por exemplo tem melhores condições durante boa parte do ano.

O mesmo se repete em Mongaguá. Durante as 46 semanas deste ano, as praias ficaram próprias em 24.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página