Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Respeito à cultura ajuda jovem em sua 1ª viagem

Conhecimentos sobre religião e culinária fazem parte do 'pacote'

Estudantes brasileiros incluem destinos como Tailândia, China e países árabes em temporada de férias

AMANDA KAMANCHEK COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Às vésperas da segunda maior temporada de viagens do ano, os pais devem, sim, ficar atentos à validade do passaporte dos filhos e ter certeza de que a estadia deles é bem localizada.

Mas o cuidado vai além. Com o aumento de brasileirinhos que embarcam para destinos inusitados, a atenção também recai sobre hábitos alimentares, culturais e religiosos. Hoje, esses conhecimentos também devem ocupar lugar de destaque na "bagagem" dos filhos.

"Quando as crianças viajam para o exterior podem descobrir um mundo que elas não imaginavam. As diferenças começam no café da manhã e se estendem até a hora de dormir", diz Patricia Papp, autora do livro "Crianças a Bordo" (esgotado) e do blog "Coisas de Mãe", sobre dicas de viagem.

Por exemplo, o típico café da manhã brasileiro pode ser considerando leve perto dos costumes de muitos países.

"No Japão se come peixe, sopa e outros alimentos que só temos o hábito de comer em refeições como o almoço ou o jantar", diz Patricia.

Mesmo que pareça extravagante, no entanto, é importante saber recusar o alimento com educação.

"O adolescente deve mostrar interesse, perguntar a origem, qual o sabor, de onde a comida vem", explica.

Religião é outro tópico importante para quem viaja a países budistas.

Na Tailândia, por exemplo, não se deve tocar na cabeça de crianças, pois acredita-se que este seja o lugar que guarda a alma da pessoa.

Também não se deve vestir regatas, decotes ou bermudas ao entrar nos templos.

Em países árabes, a religião e a postura também são rigorosamente levadas a sério. Em Dubai (Emirados Árabes Unidos), cuja religião oficial é o islamismo, existem muitas regras de comportamento a serem seguidas.

Dançar em público, usar gestos ofensivos e desrespeitar vestimentas locais podem resultar em prisão.

KIT BÁSICO

É claro que os pais não podem se esquecer dos documentos básicos, como passaporte, carta de autorização de viagem para o menor desacompanhado e visto, se o país de destino exigir.

"Os documentos devem ser guardados juntos, numa única pasta, se possível. Uma boa dica é organizar tudo com os filhos", diz Ondina Becker, diretora da agência de viagens Moinho Tur.

Também não é demais lembrar que os preços promocionais para janeiro já estão se esgotando.

E cada vez mais cedo é preciso se preparar, pois a procura pelo intercâmbio de férias vem crescendo em torno de 40% nos últimos três anos, segundo Leonel Rossi, da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens).

Os clássicos e bons Estados Unidos e Europa ainda são os mais procurados, embora a lista de países africanos, árabes e chineses venha aumentando continuamente.

"Se a criança entender que as diferenças devem ser respeitadas, vai perceber também que elas podem ser fantásticas", diz Patricia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página