Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

João Eduardo de Gennaro (1928-2013)

Dirigiu uma 'escola' de arquitetos

ESTÊVÃO BERTONI DE SÃO PAULO

Num único ano, o escritório que João Eduardo De Gennaro comandava entregou 300 agências bancárias. Quase uma por dia. O arquiteto dirigiu a extinta Itauplan, uma empresa de planejamento e engenharia responsável pelas obras do grupo Itaú.

O escritório, que foi um dos maiores do ramo no país, teve mais de 700 funcionários. Fez bancos até na Argentina e nos EUA e era considerado uma escola de arquitetos.

Paulistano, filho de um contador italiano, Degê, como era chamado, formou-se no Mackenzie em 1954 e logo depois montou um escritório com amigos -entre os quais Paulo Mendes da Rocha.

Seu projeto do ginásio do Club Paulistano, feito com Mendes da Rocha, ganhou o "Grande Prêmio Internacional Presidência da República", na 6ª Bienal de SP (1961).

Com o colega de escritório, criou ainda o edifício Guaimbê, na rua Haddock Lobo, 1.447, e o Fórum de Avaré (SP).

Em 1967, entrou para a Duratex, e pouco depois para a Itauplan, onde ficou até se aposentar em 1993. Dizia que o centro empresarial Itaú Conceição, na zona sul de São Paulo, era a obra mais significativa do escritório. Inovou o conceito de agências com o uso de concreto aparente, sua marca.

Para seu filho João Paulo, a Itauplan não era só uma escola, mas também uma família. Degê era rígido no trabalho, mas dava suas broncas e logo depois ia tomar um chope com a equipe. É descrito como otimista e brincalhão.

Viúvo, morreu na quarta (16), aos 84, em decorrência de um linfoma. Deixa dois filhos e três netos. A missa do sétimo dia será hoje, às 19h, na igreja da Cruz Torta, em São Paulo.

coluna.obituario@uol.com.br


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página