Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Exposições "off semana" traçam paralelo entre moda e cultura

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para além das celebridades na passarela da SPFW e da cenografia assinada pelo Irmãos Campana, exposições paralelas ao evento relacionam moda, arte e cultura.

Se a top americana Karlie Kloss atraiu os olhares na passarela da Animale, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no mesmo parque Ibirapuera o foco eram as instalações dos 34 designers, tecelões e arquitetos do projeto Ibirá - Parque Tecido à Mão.

Utilizando-se de tecidos feitos em teares manuais, a partir de fibras como avenca, bambu e junco do município de Carvalhos (MG), as obras -estruturas que simulam árvores com tecido- resgatam a técnica de tramar à mão.

O fazer artesanal também é o caminho escolhido pelo estilista João Pimenta para a intervenção "Início", parte do 7º Circuito de Moda e Arte, no térreo do Centro Cultural Banco do Brasil, de terça a domingo das 9h às 21h.

Pimenta lançou mão de tecidos produzidos em teares de Carmo do Rio Claro (MG), pela tecelagem WS, e pelo designer Alexandre Heberte.

O estilista faz uma releitura do seu desfile de inverno 2012, inspirado nas figuras sombrias da idade média. A roupa do "Plague Doctor", médico que curava doentes na época da peste negra, veste manequins dispostos em torno de um caixão.

"Transmito um momento limítrofe do ser humano", diz o estilista, se referindo à necessidade de a indústria rever o formato de confecção -nesse caso, artesanal-

do produto. "Infelizmente, vou ter que usar em meu desfile tecidos industriais. É uma adequação às regras de mercado", explica. (PD)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página