Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

ilustrada em cima da hora

Ronaldo Fraga leva várzea às passarelas

Estilista mineiro apresentou ontem na São Paulo Fashion Week peças inspiradas na história do futebol brasileiro

"Looks" eram de saias e vestidos na tendência dos listrados, tecidos feito de redes e sem cintura marcada

VIVIAN WHITEMAN COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O estilista Ronaldo Fraga escreveu um texto interessante para falar sobre a sua nova coleção de verão, inspirada no futebol e apresentada ontem no final da tarde na São Paulo Fashion Week.

"... A elite brasileira imediatamente toma gosto pelo futebol. Torna-se extremamente chique bater uma bolinha, claro, vestidos de seda pura e do melhor linho acetinado", diz a certa altura.

A época descrita por ele é 1894, mas a combinação é atualíssima, como Ronaldo elegantemente mencionou nas entrelinhas do seu texto. Mas também do seu desfile.

As jogadoras criadas por ele circularam entre os uniformes das décadas de 1930, 1940 e 1950. Eram modernas e elegantes com suas saias e vestidos na tendência dos listrados, tecidos feito redes, levemente transparentes.

Também se mostraram delicadas vestindo seus "looks" sem cintura marcada, criando a famosa silhueta brejeira que o estilista tanto aprecia.

O cenário não era o dos grandes estádios, mas o da várzea, mais bucólico e, é claro, mais popular, como o estilista tem preferido desde os primeiros passos na moda.

As maiores grifes esportivas do mundo, as mais milionárias (para não falar de operadoras de telefonia celular e outros conglomerados), também adoram mostrar um campinho desses, "terra natal" de alguns dos maiores ídolos dos gramados.

A tendência da apropriação de fenômenos populares pelas elites, apontada por Ronaldo em seu texto, se refletiu até na plateia.

Sua convidada de honra foi a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, filha de seringueiros e de origem humilde.

Ela foi ao evento angariar assinaturas para fundar um partido e concorrer à Presidência da República.

Entre os seus apoiadores há expoentes de várias elites, como Fernando Meirelles, Wagner Moura, Gilberto Gil e Adriana Calcanhotto.

A parceria entre elite e massa pode ter vários resultados. É como no futebol: depende muito dos times e dos técnicos. No caso da coleção de Ronaldo, porém, não restam dúvidas: é mais um gol brasileiro, meu povo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página