Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Equilibrio

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Envelhecimento' da tatuagem é diferente em cada região do corpo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Depois dos 50 anos, fazer uma tatuagem requer cuidados especiais, como escolher adequadamente a região do corpo que receberá o desenho e ter maior rigor na higienização do local.

"A tatuagem acompanha as mudanças da pele. Se a pessoa engorda, a pele acompanha e o desenho também", afirma a dermatologista Monica Carvalho.

De acordo com ela, as alterações causadas pelo envelhecimento são mais lentas do que as resultantes do ganho de peso, mesmo assim é indicado escolher regiões do corpo que mudem pouco com o passar dos anos, como costas, braços, colo e pernas.

O tornozelo deve ser evitado, porque a cicatrização pode ser mais difícil. "O procedimento pode causar alterações no retorno venoso e dificultar a cicatrização. Por esse mesmo motivo, hipertensos não devem se tatuar nas pernas", diz a dermatologista. Pessoas com tendência a ter queloide (quando a cicatriz fica saliente) precisam fazer um teste antes de se tatuar.

Segundo Carvalho, o principal risco do procedimento é o de contrair infecções. Para diminuir o risco, é recomendável procurar um estabelecimento "sério, que use materiais descartáveis ou esterilizado em autoclave (por vapor)", afirma.

A higienização da pele depois da tatuagem é muito importante, principalmente se a pessoa tiver diabetes (que torna a cicatrização mais difícil). "É necessário lavar bem com sabonete neutro e de preferência usar um antisséptico à base de clorexidina. Também é aconselhável o uso de pomadas cicatrizantes. E não se deve expor a tatuagem ao sol nos primeiros dias", explica a dermatologista.

Outro cuidado é com a hidratação. "Com a idade, a pele tende ao ressecamento. Então mantê-la hidratada é sempre recomendado."

Se o local apresentar vermelhidão, dor, secreção amarelada ou esverdeada a partir do segundo dia da realização da tatuagem, é melhor procurar um médico. "Podem ser sintomas de uma infecção", afirma Carvalho.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página