Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Invasão gringa

Estrangeiros escolhem estudar no Brasil para entender problemas do país e identificar oportunidades

ALINE OLIVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Brasil tem atraído a atenção de alunos estrangeiros de MBA, que escolhem cursar módulos do curso aqui para entender quais são as oportunidades e as dificuldades dos negócios no país.

De olho em um futuro emprego, eles desejam entender quais consequências terá uma empresa estrangeira que se instalar no Brasil.

Os módulos oferecidos em países estrangeiros são, geralmente, feitos após a conclusão dos estudos nas universidades de origem.

"Nossos alunos são profissionais interessados em entender como as empresas brasileiras fazem para crescer", afirma Ellen McMahon, professora da Lake Forest Graduate School of Management, localizada em Chicago.

A francesa Violaine Laurens, 30, cursava MBA em gestão de sustentabilidade em Paris quando soube que sua universidade mandaria dois alunos para fazer um módulo de seis meses no Brasil. "Nunca tinha vindo para cá, não falava português, mas me candidatei porque, em questão de sustentabilidade, o Brasil concentra todas as problemáticas."

Laurens diz que desmistificou alguns conceitos sobre o país. "A Europa tem uma visão preconceituosa em relação ao Brasil. Estudando aqui pude entender a complexidade do país e ver que é uma nação avançada em vários aspectos", completa.

Existe também a intenção de aprender a negociar melhor. "Para ter sucesso aqui você precisa ter muito jogo de cintura --muito mais do que nos EUA ou na Europa", afirma John Schulz, sócio-fundador da BBS Business School, que tem acordos para intercâmbio de alunos.

"Por isso, o executivo com experiência brasileira é valorizado pelas multinacionais, pois ele se adapta rapidamente e é bastante flexível."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página