Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Aulas sobre comportamento exigem cuidado

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ensinar as pessoas a se comportar em diferentes situações da vida corporativa, por meio de simulações do cotidiano, por exemplo, exige cuidado.

"Ensinar habilidades sociais requer empatia por parte dos instrutores e dos alunos, porque as pessoas podem se machucar", afirma David Garvin, professor da Escola de Negócios de Harvard.

Para J. Neil Bearden, professor de ciências da decisão da Insead, "um dos maiores riscos é tentar fornecer uma espécie de solução-padrão que não leva em conta o contexto cultural".

Ele diz que o objetivo é preciso formar "gestores adaptativos", que compreendem seus colegas e o meio em que eles vivem.

"Com um pouco de compreensão, o que muitas vezes requer apenas prestar atenção a um ambiente, não é difícil descobrir como liderar e motivar."

Para ajudar os alunos a conhecerem uns aos outros, antes do início do curso eles têm de realizar atividades como construir playgrounds para um orfanato em Cingapura, o que exige trabalho em equipe real e habilidade de trabalhar com pessoas que eles não conhecem bem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página