Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Com 45%, Pimentel amplia vantagem sobre tucano em MG

Segundo Datafolha, petista venceria a disputa pelo governo estadual ainda no 1º turno

DE BELO HORIZONTE

Na reta final da campanha, Fernando Pimentel (PT) ampliou a vantagem diante de seu principal adversário, o tucano Pimenta da Veiga, e seria eleito no primeiro turno se as eleições ao governo de Minas Gerais fossem hoje.

Segundo pesquisa Datafolha feita em parceria com a TV Globo, o petista tem 45% das intenções de voto, ante 27% de Pimenta (PSDB).

Somados, os demais candidatos têm oito pontos. Brancos e nulos são 10% e indecisos, 12%.

Considerando os votos válidos, cálculo que exclui brancos e nulos e indecisos, Pimentel tem 57%, e Pimenta, 34%. O critério é usado pela Justiça Eleitoral na divulgação dos resultados oficiais do pleito --para vencer no primeiro turno, o candidato deve ter 50% dos votos válidos, mais um voto.

Nesse cenário de votos válidos, o ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro do governo Dilma avançou seis pontos em relação à pesquisa da semana passada (dias 25 e 26), quando marcou 51%.

Já o ex-ministro de FHC e ex-prefeito de BH, nesse mesmo intervalo, oscilou para baixo, de 36% para 34%.

Na simulação de um eventual segundo turno, o candidato do PT venceria por 51%, contra 32% de Pimenta. Na semana passada, o quadro era de 44% a 29%.

A margem de erro da pesquisa, realizada nesta quarta (1º) e quinta-feira (2), é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.474 eleitores em 72 municípios do Estado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página