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Para 79% dos empresários, atuação social melhora
imagem
da Equipe de Trainees
Área
de atuação
social das
Empresas
Em% (*)
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Valorizar a imagem pública é o motivo mais citado pelas
empresas para justificar o investimento em trabalhos voluntários.
Essa resposta foi dada por 79% das empresas pesquisadas pelo Ceats (Centro
de Estudos em Administração do Terceiro Setor, da USP).
A segunda razão mais citada, por 78% das empresas, foi a melhora
da vida da comunidade.
O estudo revela ainda que 56% das empresas de capital nacional e 61% das
multinacionais têm algum tipo de trabalho social.
Rebeca Raposo, do Gife (Grupo de Institutos, Fundações e
Empresas), afirma que não há nada de mau no fato de o investimento
social melhorar a imagem da empresa, mas ela condena programas criados
para esse fim exclusivo. Trabalho social não melhora a imagem
de empresa que vende produtos de má qualidade.
EXEMPLOS
A Natura, empresa de cosméticos de São Paulo, criou em 1995
a linha de produtos Crer para Ver (cartões, camisetas e embalagens)
para financiar projetos sociais. Em 1998, as vendas desses produtos somaram
R$ 2,1 milhões (0,25% do faturamento total), destinados a projetos
como os Barracões Culturais da Cidadania, em Itapecerica da Serra
(SP), espaço para manifestações culturais da comunidade.
Outro exemplo é a Intermédica, de planos de saúde,
que mantém programas de assistência médica para pessoas
carentes.
Moacyr Lopes
Júnior/Folha Imagem
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Alunos durante
aula de ciência em escola de Itapecerica da Serra (SP), mantida
por projeto social |
Segundo Roseli Maese,
gerente geral de marketing, o grupo incentiva funcionários a prestarem
serviços voluntários, oferecendo a eles bônus de até
sete dias no período de férias. Uma equipe de 34 funcionários
(1% do total) faz trabalhos sociais regularmente. (RSS)
(*) empresas
podem atuar em mais de uma área.
Fonte: Ceats (Centro de Estudos em Administração do
Terceiro Setor) e Gife (Grupo de Institutos, Fundações
e Empresas) |
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