Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cristiano é favorito hoje a melhor do mundo

BOLA DE OURO Português teve ano melhor, mas Messi pode surpreender; Ribéry é o azarão em eleição da Fifa

MARCEL RIZZO ENVIADO ESPECIAL A ZURIQUE

Com mais de um gol marcado por partida em 2013, o atacante português Cristiano Ronaldo, 28, ídolo do Real Madrid, é o favorito para levar hoje a Bola de Ouro entregue pela Fifa ao melhor jogador do mundo, em evento de gala em Zurique, na Suíça.

Não será surpresa, no entanto, se o argentino Lionel Messi, 26, do Barcelona, que teve um ano conturbado com lesões e números inferiores a Cristiano (0,95 gol por jogo), levar o troféu que conquistou nos últimos quatro anos.

O azarão é o francês Franck Ribéry, do Bayern de Munique, time campeão europeu e mundial no ano que passou.

O tema da festa será o Brasil, que receberá a Copa, de 12 de junho a 13 de julho.

Cristiano Ronaldo tenta erguer o troféu pela segunda vez. Ele venceu em 2008, quando defendia o Manchester United (ING). De 2009 em diante, apenas Messi venceu.

Uma vitória do argentino após uma temporada mediana pode colocar em xeque o sistema de votação e abrir possibilidade para mudar o regulamento nos próximos anos.

Hoje, funciona assim: a partir de uma lista de 23 nomes apontados pela Fifa e especialistas da "France Football", os capitães e os treinadores de 209 seleções e jornalistas de alguns desses países escolhem. Em dezembro, a Fifa divulga os três mais votados, sem revelar a ordem.

Uma coisa que preocupa a Fifa é o "voto viciado". Representantes de seleções pouco expressivas --que são a maioria-- repetem escolhas, independentemente do que o atleta tenha feito em campo.

Uma opção é aumentar a participação de especialistas (jornalistas e ex-jogadores) ou, até, dar peso ao voto dos representantes das seleções com base no ranking Fifa.

Também hoje serão anunciados a melhor jogadora --a brasileira Marta concorre--, o Prêmio Puskás de gol mais bonito --Neymar disputa-- e os melhores treinadores.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página