Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pelé receberá prêmio, mas Neymar e Marta são azarões

BOLA DE OURO Ex-jogador terá homenagem especial da Fifa pela carreira

DO ENVIADO A ZURIQUE

A Fifa vai entregar hoje a Pelé uma Bola de Ouro especial pelos serviços prestados por ele ao futebol --foi o único a vencer três Copas como jogador: 1958, 1962 e 1970.

A homenagem, inédita para um ex-atleta, era para ser uma surpresa no evento, mas foi revelada ontem pelo brasileiro em Zurique, na Suíça.

"Na minha época não havia Bola de Ouro, e agora vou ter uma", afirmou Pelé ontem. A Fifa premia o melhor jogador do ano desde 1991.

A premiação especial ao ex-camisa 10 da seleção será mais uma homenagem ao Brasil, país que será o tema do evento de hoje da Fifa.

Cinco ex-jogadores --Pelé (1958, 1962 e 1970), Amarildo (1962), Carlos Alberto Torres (1970), Cafu (1994 e 2002) e Ronaldo (2002)-- estarão representando os times do Brasil campeões do mundo.

Apesar de o país ser tema da festa, seus representantes aos prêmios da Fifa devem ser apenas coadjuvantes hoje.

O atacante Neymar, 21, disputa pelo quarto ano seguido o Prêmio Puskás, concedido ao autor do gol mais bonito da temporada. Já a atacante Marta, 27, tenta o seu sexto título como melhor jogadora --já venceu de 2006 a 2010. Nenhum dos dois é favorito.

Neymar concorre contra o sueco Zlatan Ibrahimovic, o favorito, pelo gol de bicicleta marcado pela Suécia contra a Inglaterra em um jogo amistoso em novembro de 2012.

O outro concorrente é o croata Nemanja Matic, do Benfica, que concorre com um gol de primeira e de fora da área em janeiro de 2013.

O gol de Neymar foi anotado pela seleção contra o Japão, no dia 15 de junho, em Brasília, no jogo de abertura da Copa das Confederações.

Neymar tenta o bi, já que venceu por um gol que fez contra o Flamengo, ainda pelo Santos, em 2011. Ele concorreu ao mesmo prêmio --e perdeu-- em 2010 e 2012.

Diferentemente da escolha do melhor jogador, essa votação é feita pela internet.

O prêmio de melhor jogadora deve ir pelo segundo ano seguido para a norte-americana Abby Wambach, 33, que, com 158 gols, é a maior artilheira da história do futebol.

A outra concorrente é a goleira alemã Nadine Angerer, 35, destaque no Europeu vencido pela Alemanha.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página