Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ataque contra ataque

Times que mais marcaram na temporada, Manchester City e Barcelona se enfrentam hoje

ELIANO JORGE DE SÃO PAULO

Os dois times que mais fizeram gols nessa temporada europeia, o espanhol Barcelona e o inglês Manchester City, se enfrentam hoje, às 16h45, na Inglaterra, na abertura das oitavas de final da Liga dos Campeões.

A temporada no Velho Continente começou em agosto de 2013. De lá pra cá, considerando a própria Liga dos Campeões e os torneios locais, o Barça contabilizou 111 gols enquanto o City marcou 117 vezes.

O apetite goleador de ambos não é coincidência. O Barça tem sido fonte de inspiração do clube inglês.

Os títulos, as premiações individuais e o aclamado estilo de jogo do time catalão nos últimos anos fizeram o Manchester City importar dirigentes, jogadores e métodos do futebol espanhol.

Vice-presidente de finanças e diretor-geral do Barça entre 2003 e 2008, Ferran Soriano tornou-se diretor-executivo do City em 2012 e contratou Txiki Begiristain, que foi diretor de futebol do clube espanhol até 2010.

Dos 12 meio-campistas e atacantes do City inscritos na competição, quatro são espanhóis e dois atuavam na Espanha. Todos chegaram a Manchester a partir de 2010.

Só um era do Barcelona, o capitão Yayá Touré, versátil meia da Costa do Marfim.

Em 2013, porém, o ex-presidente barcelonista Sandro Rosell acusou o City de tentar contratar mais funcionários e jogadores do Barça.

O City também passou a investir na formação de atletas, uma marca dos catalães.

Mas se o modelo de gestão do Barça submete seus projetos à aprovação dos seus mais de 220 mil sócios, o City tem um dono absoluto.

O xeque Mansour bin Zayed al Nahyan, da família real dos Emirados Árabes, comprou o clube em 2008. Desde então, com vultosos investimentos, conquistou o título nacional em 2012 e a Copa da Inglaterra em 2011.

"O City tem um perfil de equipe parecido com o nosso", avaliou Gerardo Martino, técnico do Barcelona.

BRASILEIROS

Neymar voltou a jogar no sábado pelo Barcelona, após quase um mês parado devido a uma lesão no tornozelo. Ele marcou o último tento na goleada de 6 a 0 contra o Rayo Vallecano. Porém, não está confirmado como titular.

Também recuperado de lesão e convocado pela primeira vez por Felipão, o volante Fernandinho treinou normalmente na equipe inglesa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página