Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Período de treino do Brasil para Copa será o mais curto desde 1930

MUNDIAL
Da apresentação em Teresópolis à estreia em São Paulo, equipe terá apenas 18 dias

MARCEL RIZZO DE SÃO PAULO

Luiz Felipe Scolari e sua comissão técnica terão a missão de preparar a seleção brasileira para a Copa do Mundo em apenas 18 dias.

Desde 1930, ano do primeiro Mundial, quando o torneio ainda era amador, o Brasil não tem tão pouco tempo para treinar entre a apresentação dos jogadores e o primeiro jogo na competição.

O elenco chega a Teresópolis, na região serrana do Rio, em 26 de maio. A primeira partida da Copa ocorrerá no dia 12 de junho, em São Paulo, contra a Croácia.

Nesse intervalo, ainda ocorrem dois amistosos, no dia 3 de junho, contra o Panamá, em Goiânia, e no dia 6, diante da seleção da Sérvia, em São Paulo.

Para não pular etapas e manter o elenco em boas condições, a solução será encurtar os estágios da preparação.

É provável, por exemplo, que os exames médicos e físicos, normalmente feitos em três ou quatro dias, sejam finalizados em dois.

Além disso, a preparação física deve começar ao mesmo tempo que o trabalho tático e técnico para a montagem da equipe --a CBF ainda vai divulgar detalhadamente essa programação.

Felipão já admitiu que se um jogador se apresentar com problemas físicos, ele ficará fora dos amistosos, poupado para a estreia.

"Em 1994, treinamos muito tempo nos EUA [foram 33 dias]. Nossa preocupação com esses poucos dias agora não é com a preparação física, mas com a recuperação física", disse Parreira, técnico campeão na Copa à qual se referiu e hoje coordenador técnico da seleção.

Em 1970, como preparador físico do Brasil tricampeão, Parreira teve mais de 40 dias para trabalhar com o grupo, sendo que 30 desses dias com o time já no México.

Até o Mundial de 1986, também em terras mexicanas, era mais fácil para a CBF reunir seus atletas em longos períodos de preparação já que a maioria do grupo jogava em clubes brasileiros. Em 1986, por exemplo, Telê conseguiu reunir o primeiro grupo de convocados quase cem dias antes do torneio.

RESISTÊNCIA DOS CLUBES

O número de datas começou a diminuir em 1994, quando os clubes europeus passaram a dificultar a liberação dos jogadores com mais de 30 dias de antecedência.

A data para iniciar o preparo para esta Copa, 26 de maio, foi decidida pela comissão técnica respeitando o dia em que a Fifa libera os convocados para atuarem em jogos.

A entidade pede que haja uma semana de descanso para esses atletas após o fim da temporada europeia, entre 19 e 25 de maio, mas só proíbe jogos. A exceção é a final da Liga dos Campeões, que neste ano será dia 24, em Lisboa (o Brasil terá apenas um convocado em campo, o lateral Marcelo, do Real Madrid).

Antes dessa data (26/5), porém, é possível treinar, como algumas seleções farão, caso do México e da Holanda.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página