Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Questão de imagem

LUCAS REIS DE SÃO PAULO

O Corinthians enfim anunciava que a novela Alexandre Pato chegava a um final feliz e, imediatamente, espalhou na internet fotos em preto e branco do jogador de 23 anos com a camisa alvinegra: muitas sombras e cara séria.

O ensaio foi feito pela Nike em 29 de dezembro, quase uma semana antes do anúncio oficial da contratação mais valiosa da história do futebol brasileiro sem a ajuda de parceiros comerciais: € 15 milhões (R$ 40 milhões).

Enquanto fisioterapeutas e médicos o aguardam para avaliações físicas e Tite pensa no time ideal, o marketing planeja associar a imagem do atleta ao Corinthians e transformá-lo em "case" de sucesso -como Ronaldo.

Pato será a segunda grande aposta corintiana após o Fenômeno, divisor de águas que transformou a imagem do clube enquanto fazia gols e vencia títulos. A primeira chance foi de Adriano, mas o fracasso se deu tanto dentro quanto fora de campo.

"Pato é um talento futebolístico e pode colaborar muito com ações institucionais, filantrópicas e comerciais que estão planejadas e outras que serão a partir da reunião que teremos com ele", disse à Folha Ivan Marques, sócio-diretor da agência F/Nazca S&S e responsável pelo marketing do Corinthians.

"Ronaldo é único e insubstituível. Pato, um grande reforço planejado e viabilizado pelo departamento de futebol", despistou Marques.

Pelo que se ouve dentro do clube, a ideia de trazer Pato, de fato, partiu do futebol. A boa relação do jogador com Tite foi a principal motivação, e o namoro vem desde o ano passado. "Ele nunca escondeu que tem muito respeito, admiração e gosta muito do Corinthians", disse o empresário de Pato, Gilmar Veloz.

Mas, se Ronaldo e Adriano vieram quase de graça -a maior parte do salário do primeiro era paga com sua imagem-, o clube não espera que os frutos dos R$ 40 milhões investidos em Pato venham somente em campo, embora seja basicamente este o desejo da torcida.

Desta vez, o clube aposta em um jogador mais jovem e com potencial para jogar pelo menos quatro temporadas (é o tempo de contrato), mas com currículo pequeno em relação a Ronaldo e Adriano.

No Milan, as muitas lesões e os casos conjugais -foi casado com a atriz Sthefany Brito e namora Barbara Berlusconi, filha do ex-premiê Silvio- rendiam mais notícias do que seu desempenho.

Marques afirma que aguarda a chegada do atacante para fazer uma "reunião de ideias e possibilidades".

"As ações de marketing com o Pato serão desenvolvidas na medida em que aprovarmos um planejamento dentro de nossas prioridades", observa o diretor.

Enquanto isso, as fotos de Pato com a camisa do Corinthians já correm o mundo, 19 dias depois da histórica vitória sobre o Chelsea. Mesmo sem ainda sequer ter se apresentado, o atacante já mexe com a imagem do clube.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página