Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sob polêmica, Azarenka tenta manter título e topo

TÊNIS Número um é acusada de parar semifinal para esfriar adversária

DE SÃO PAULO

Número um do mundo e atual campeã do Aberto da Austrália, a bielorrussa Victoria Azarenka se classificou para defender os dois títulos.

Ela enfrenta a chinesa Li Na, sexta do ranking, na final do primeiro Grand Slam da temporada, amanhã, às 6h30.

Mas o feito de Azarenka, que avançou à decisão ao eliminar a surpresa do torneio, a americana Sloane Stephens, por 6/1 e 6/4, perdeu espaço para uma polêmica surgida no final da partida.

No segundo set, Azarenka sacava para a vitória com 5 a 3, mas desperdiçou cinco match points e perdeu o serviço.

Na sequência, a bielorrussa solicitou atendimento médico e passou cerca de dez minutos nos vestiários. Com o jogo retomado, pressionou o saque de Stephens e fechou o jogo no sexto match point.

A atitude não viola nenhuma regra, mas foi vista como uma estratégia para tentar esfriar a adversária.

Na entrevista em quadra, ela falou em nervosismo. E o tema dominou a entrevista coletiva. De 26 perguntas, 20 foram sobre a polêmica. "Levei muito tempo para pedir atendimento, e isso é minha culpa", disse Azarenka. "Deixei chegar a um ponto em que não conseguia respirar."

A tenista contou que estava com um costela "travada", o que causava um problema nas costas e a dificuldade em respirar. Questionada sobre por que não citou isso na saída de quadra, disse não ter entendido a pergunta.

Ela se mostrou irritada com a pergunta se devia desculpas à rival. "Desculpas? Não sei. Não posso controlar quanto tempo levará o atendimento. O que posso fazer? É culpa minha se o médico demora para me avaliar?"

Sloane, 19, que tem o mesmo agente e se diz amiga de Azarenka, considerou o tempo médico normal e que isso não afetou no resultado.

"Eu perdi o game seguinte, mas não posso dizer que foi por causa disso", disse ela, que eliminou a americana Serena Williams nas quartas.

Azarenka enfrenta agora Li Na, que passou pela russa Maria Sharapova, vice-líder do ranking, por duplo 6/2.

Será o décimo jogo entre Azarenka e Li Na, que tem uma vitória a menos. Se a chinesa for campeã, Sharapova volta ao topo do ranking.

NA TV

V. Azarenka x Li Na

6h30 de amanhã ESPN e ESPN +


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página