Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Teatro

Palco dialoga com cinema em nova peça

"O Desaparecimento do Elefante", de Monique Gardenberg, adapta cinco contos do japonês Haruki Murakami

Espetáculo retoma pesquisa de "Os Sete Afluentes do Rio Ota", também marcado por linguagem multimídia

GABRIELA MELLÃO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O cineasta Rogério Sganzerla batizou de cinema vivo "Os Sete Afluentes do Rio Ota", obra de estreia de Monique Gardenberg na direção teatral.

Versão brasileira da criação do canadense Robert Lepage, a peça marcou o teatro nacional do início dos anos 2000 pelo complexo jogo de linguagem multimídia que apresentava, projetado em uma estrutura de dois metros de altura por sete de largura que emoldurava o palco.

Em "O Desaparecimento do Elefante", Monique continua a pesquisa iniciada naquele trabalho, em parceria com Michele Matalon, sua assistente de direção em "Rio Ota".

Agora, o diálogo entre cinema e teatro se dá sobretudo pelo cenário de Daniela Thomas e Camila Schmidt, em que superfícies translúcidas servem de base para projeções.

O espetáculo adapta cinco contos de um livro de Haruki Murakami e busca retratar a estranheza da sua obra.

Entre eles estão o que dá nome ao livro em japonês e à peça (sobre rapaz obcecado por um elefante que sumiu sem deixar rastros) e "Sono", sobre a insônia de uma dona de casa que passa a noite lendo "Ana Karenina", de Tolstói, e vê sua vida misturar-se às desventuras da heroína.

Para Caco Ciocler, ator que brilhou em "Rio Ota", a nova parceria com Gardenberg foi um salto no abismo. "Embora 'Rio Ota' tenha sido diferente da versão canadense, havia uma referência. Aqui não havia ponto de partida algum."

Como Maria Luisa Mendonça, Rafael Primot e o restante do elenco, ele se reveza entre 30 personagens da trama. "Queria que os atores se transformassem como a luz, o cenário e o figurino, para contar as histórias muitas vezes surreais de Murakami", diz a diretora.

O DESAPARECIMENTO DO ELEFANTE
QUANDO sex., 21h; sáb., 20h; dom., 18h (até 5/5)
ONDE Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195; tel.: 0/xx/11/3095-9400)
QUANTO de R$ 8 a R$ 32
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página