Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Folhateen

O Havaí é aqui

A havaiana Alessa Quizon, 19, vem ao Mundial de surfe no Rio com torcida do namorado brasileiro

(THALES DE MENEZES) EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

Quando disputou seu primeiro campeonato de surfe, aos dez anos, Alessa Quizon não era iniciante: pegava ondas no Havaí desde os quatro, numa pranchinha.

Aos 17, ganhou o circuito mundial PRO JR. Agora, aos 19, disputa na semana que vem a etapa brasileira do Mundial de surfe. Na verdade, passa cada vez mais tempo no Brasil.

Em entrevista à Folha, em inglês, Alessa ri da pergunta sobre o quanto conhece do português. "Um pouco", ela responde, falando no idioma do namorado, o surfista brasileiro Caio Ibelli.

Recordando seu primeiro campeonato, diz que se divertiu tanto na água que decidiu ali mesmo que se tornaria uma surfista profissional.

Ganhar a etapa no Rio seria maravilhoso, declara, mas não quer colocar muita pressão sobre os próprios ombros.

Em 2012, ela surpreendeu chegando à semifinal, batendo grandes nomes como Stephanie Gilmore, Tyler Wright e Courtney Conlogue.

Ela diz que é possível viver de surfe, mas contando com ajuda dos patrocinadores. Alessa é uma integrante da equipe Billabong, que reúne homens e mulheres da primeira linha desse esporte.

"É muito difícil se sustentar sem patrocinador. As mulheres não recebem tanto dinheiro de premiação quanto os homens. Por isso você tem que garantir um bom resultado para levar mais grana."

Mais do que o lado financeiro, ela acha que o melhor da vida que está levando é viajar pelo mundo. "Conhecer pessoas e experimentar comidas diferentes, enquanto pego onda? Bom demais!"

Com o namoro, o Brasil se tornou destino constante. Ela gosta das praias do Guarujá (SP). "Eu adoro Pitangueiras e a praia do Tombo", diz.

AS PROVAS NO RIO

A partir da próxima segunda-feira, estará no Rio, onde as disputas serão na Barra (Postinho) e no Arpoador.

As atividades começam às 7h, sem cobrança de ingresso. As baterias do feminino vão até o dia 14, e as do masculino, até o dia 19.

Entre os homens, o circuito mundial está no começo, com sete etapas pela frente, até dezembro, e tem na liderança Kelly Slater, 41, campeão mundial 11 vezes.

No feminino, após o Brasil restam só duas etapas, na França e nos Estados Unidos.

A australiana Carissa Moore é líder. A cearense Silvana Lima, 28, brasileira mais bem colocada, está na 12ª posição.

Alessa poderá ser vista pela praia, escutando música para relaxar. O que toca em seus fones de ouvido?

"Eu gosto de todo tipo de música, desde que tenha uma boa batida. Escuto bastante Rihanna e Lana Del Rey. O bom é que tenho muitas músicas no meu iPhone e coloco sempre no modo shuffle."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página