Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das Letras

MARCO RODRIGO ALMEIDA (interino) - marco.almeida@grupofolha.com.br

Padrão Amazon

A venda de livros físicos pela Amazon, inicialmente projetada para abril ou maio, deve começar entre fim de junho e começo de julho, dizem agentes do mercado editorial brasileiro. Segundos eles, a varejista americana vem enfrentando problemas logísticos que retardaram o início da operação. O principal entrave seria a dificuldade em receber informações completas sobre os livros, especialmente os de "fundo de catálogo", como são chamados os títulos mais antigos. O formulário de inscrição dos livros na Amazon segue um padrão internacional de cadastramento bastante detalhista, com o qual as editoras brasileiras não estão completamente familiarizadas. Algumas casas enfrentam dificuldade até mesmo para oferecer imagem da capa ou sinopse mais completa dos títulos. A Ama zon informa que não comenta planos futuros da empresa e rumores de mercado.

-

// Os donos da mídia

A Companhia das Letras prepara para os próximos três anos uma série de biografias de grandes nomes da comunicação brasileira: Roberto Marinho (organizações Globo), Silvio Santos (SBT) e Roberto Civita (grupo Abril).

Leonêncio Nossa, jornalista de "O Estado de S. Paulo" e autor do livro "Mata! "" - O Major Curió e as Guerilhas no Araguaia", vai narrar a trajetória de Marinho (1904-2003). O livro está previsto para 2017.

Já Ricardo Valladares, ex-consultor do SBT, lança em 2016 a biografia do "homem do baú", escrita com o apoio de Silvio e sua família.

Já antecipado pela coluna "Mônica Bergamo", da Folha, no começo de abril, o projeto do jornalista Carlos Maranhão (autor de "Maldição e Glória - A Vida e o Mundo do Escritor Marcos Rey") sobre Roberto Civita (1936-2013) também chega às livrarias em 2016.

-

// Graciliano colorido

"A Terra dos Meninos Pelados" (1939), clássico infantil de Graciliano Ramos, ganhará edição colorida assinada pelo ilustrador Jean-Claude Ramos Alphen, sobrinho-neto do autor de "Vidas Secas" e "Angústia".

É a primeira vez que o ilustrador assinará um trabalho como Ramos. "A história é muito interessante, fala de desajustes, da procura por um mundo imaginário onde a criança pode idealizar as relações humanas. Faço muito isso nos meus livros autorais, trabalho a relação da criança com o mundo. Por isso, me senti bem confortável para ilustrar esta história", conta.

O livro será lançado pela Galera Record em agosto, durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

-

Longa história A Editora Unesp adquiriu os direitos do último livro escrito pelo historiador Jacques Le Goff, morto aos 90 em abril. Publicado no ano passado, "Faut-il Vraiment Découper l'Histoire en Tranches" investiga as relações entre a Idade Média e o Renascimento.

Infantil Ricardo Viveiros, empresário na área de comunicação, lança seu terceiro livro voltado às crianças, "Como Encontrar uma Linda Princesa" (ed. Gaivota). A sessão de lançamento acontece na Livraria da Vila do shopping JK Iguatemi no dia 8/6, das 15 às 18 horas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página