Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Eletrônico perdeu a alma, diz Fatboy Slim

DJ lança para a Copa o disco 'Bem Brasil', com remixes de músicas do país que, hoje, é o que mais o convida para tocar

Sucesso mundial nos anos 1990, britânico critica a cena eletrônica atual, que é 'comercial demais' na sua opinião

DE SÃO PAULO

De olho na Copa, o DJ inglês Fatboy Slim, 50, lança agora o disco duplo "Bem Brasil". Sim, com "s", para "não soar muito gringo'", diz ele à Folha. O álbum reúne remixes de canções brasileiras, divididos em um CD para o dia e outro para a noite.

"Sabia que haveria milhares de pessoas interessadas no Brasil, mas sem escutar a música brasileira. A canção oficial da Fifa não é feita por brasileiros, não os representa. É uma imitação", critica.

A indignação é motivada pela proximidade do inglês com o Brasil na última década. Atualmente, é o país em que mais toca. Só em 2013, foram três temporadas aqui.

Agora, durante a Copa, animará festas em nove cidades, incluindo municípios do interior como Lorena (SP) e Uberlândia (MG).

"Gosto de tocar em lugares de que nunca ouvi falar. Já estive no Brasil umas 20 vezes e, após a 15ª turnê, você não pode tocar sempre nas mesmas cidades", diz ele, que atingiu o sucesso mundial nos anos 1990 com hits como "The Rockafeller Skank".

Sua animação, no entanto, diminui ao falar da cena eletrônica atual. "Está comercial demais. É dominada por DJs pop stars voando nos seus jatos particulares. A alma da música se foi", diz. "Os suecos e os holandeses, provavelmente, são os responsáveis por esse problema", completa, sem citar nomes.

Por meio da empresa Plus Talent, que os representa no Brasil, a reportagem procurou os DJs holandeses Armin van Buuren, Hardwell e Tiësto, e os suecos Avicii e Axwell --principais nomes desses países. Eles não quiseram se pronunciar.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página