Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção apresenta parceria de Ingrid Bergman com Rosselini

Filme 'Stromboli', de 1950, chega às bancas neste domingo (15)

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma ilha desperta a ira e o descontrole da personagem de Ingrid Bergman (1915-1982) no filme "Stromboli", dirigido por Roberto Rossellini (1906-1977), que vai às bancas no domingo (15), dentro da Coleção Folha Grandes Astros do Cinema.

O longa de 1950 marca o início da parceria artística e amorosa entre a sueca, naquele momento uma das atrizes mais famosas de Hollywood, e o importante diretor do neorrealismo italiano.

O caso começou com uma carta enviada pela estrela ao cineasta, na qual ela se ofereceu para trabalhar com ele.

A história é lembrada em um documentário sobre as árduas filmagens e o casal, um dos extras do DVD deste quinto volume da Coleção.

A carta gera o convite para "Stromboli", sobre uma mulher lituana com atuação suspeita durante a Segunda Guerra que, nos anos após o fim do conflito, casa-se com um soldado italiano para sair do campo de refugiados em que estava.

O soldado, pescador de profissão, leva a mulher a sua ilha vulcânica natal, abandonada por quase todos os habitantes, que emigraram por causa da pobreza e das erupções. A mulher detesta tudo e acaba virando a fofoca da população local.

Cenas marcantes não faltam ao filme, que usa atores não profissionais para construir cenas documentais belíssimas, como as da pesca do atum.

"Essa mistura entre real e fabricado, amador e profissional, constitui uma das forças criativas de Stromboli'", escreve Thiago Stivaletti no livro da Coleção.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página