Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Onde os homens não têm vez

Machista ou feminista? Quarta temporada de 'Game of Thrones' chega hoje ao fim confundindo o público com nudez, estupros e mulheres poderosas mandando ver

ISABELLE MOREIRA LIMA DE SÃO PAULO

A quarta temporada do seriado "Game of Thrones" deixou claro a que veio já no slogan: "Todos os homens têm que morrer".

Mais que a carnificina, a frase indica a mudança de poder que a trama fantástica de inspiração medieval mostrou nos últimos episódios. Ok, os homens têm que morrer, mas não as mulheres.

Se nas outras temporadas elas eram coadjuvantes, agora lhes cabe tecer estratégias, conspirar, manipular, lutar e conquistar territórios.

Embora, claro, também sejam alvo de sofrimento e violência, especialmente sexual.

Por essas e outras, a série produzida e exibida pela HBO desde 2011 --e que alcançou a maior audiência da história do canal-- chega neste domingo (15) ao último episódio da temporada em meio a uma discussão: é uma história misógina ou feminista?

O autor dos livros em que a série se baseia jura que não pensou nesse efeito colateral. "Há mulheres fortes e fracas, heroicas e egoístas. O que tento fazer é criar personagens reais. Se são homens ou mulheres, é secundário", disse George R. R. Martin à rede de TV norte-americana ABC.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página